Em 1992, Álvaro Siza Vieira escreveu Sobre a Dificuldade de Desenhar um Móvel e notou que o desenho de qualquer objeto precisa ser saturado “de íntima segurança, serenidade, alguma coisa do incompleto que é”.
A “complexa simplicidade” do traço do mais consagrado arquiteto português constitui a base da exposição “Siza Design – A recuperação do sentido do tempo”, que a Galeria Municipal de Matosinhos receberá até o dia 26 de abril.
A exposição apresenta uma extensa abordagem sobre a obra de design do arquitecto Siza Vieira, desde peças de mobiliário, de cerâmica, de tapeçaria ou de ourivesaria, até luminárias, ferragens e acessórios para equipamentos, apresentando para cada uma das peças selecionadas uma ficha técnica, com identificação, descrição, materiais, empresa distribuidora e fotografias, e integrando ainda um conjunto de desenhos originais.
A mostra tem curadoria da arquiteta Maria Milano, diretora do Mestrado em Design de Interiores da ESAD e responsável por uma das empresas-âncora da Incubadora de Design do Mercado de Matosinhos, com consultoria científica do arquiteto Roberto Cremascoli e o design de comunicação de João Machado.
Iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, a exposição é organizada pelo Pelouro da Cultura da cidade, pelo ESAD IDEA e pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
Siza Design – A recuperação do sentido do tempo
- Data: de 21 de fevereiro a 26 de abril
- Local: Galeria Municipal de Matosinhos
- Endereço: Avenida Dom Afonso Henriques, Matosinhos, Portugal
- Entrada gratuita
Título
Exposição “Siza Design – A recuperação do sentido do tempo”Website
Organizadores
De
21 de Fevereiro de 2015 09:00 AMAté
26 de Abril de 2015 06:00 PMOnde
Galeria Municipal de MatosinhosEndereço
Avenida Dom Afonso Henriques, Matosinhos, Portugal