-
Arquitetos: Konstantios Daskalakis, Marina Stassinopoulos; Marina Stassinopoulos, Konstantios Daskalakis
- Ano: 2014
-
Fotografias:Yiorgis Yerolymbos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os rasgos característicos do lugar e as práticas de construção tradicionais da ilha, ainda que sem uma atitude historicista, são os elementos reconhecíveis do projeto: preservação da flora existente, reestruturação dos terraços do terreno e organização das casa com os volumes que podem ser independentes ou "surgir" como lacunas intermediárias.
O edifício está situado num terraço. A entrada da casa encontra-se no vazio entre o volume da casa e o terraço atrás deste.
Um curso longitudinal, paralelo à inclinação da ladeira conecta os distintos volumes construídos e três pátios, cada um com uma característica diferente: um pátio coberto (no coração do projeto), um sombreado por um carvalho e outro exposto ao sol.
Perpendicular ao curso longitudinal está o acesso para as principais áreas do edifício, que se abrem para o mar. A circulação e os espaços de serviço são expressados como vazios que conectam os diferentes volumes dos espaços principais.
A configuração da cobertura plana é correspondida com a planta da casa, já que representa os volumes individuais e a relação entre eles. Também é a fachada principal do edifício, já que está exposta em sua totalidade. O teto está feito para proporcionar ventilação cruzada desde as principais áreas de estar e dormitório, e também é configurado como um sistema coletor que recebe e dirige a água da chuva para a cisterna.
A casa está construída com as práticas habituais dos construtores locais. O material escolhido para a maioria das superfícies é o cimento.