Embora o Young Architects Program (YAP) tenha anunciado Andrés Jaque of Office of Political Innovation como vencedor do concurso MoMA PS1, a competição foi acirrada. Phenomena, do Studio Benjamin Dillenburger, aborda o conceito da fenomenologia no design, criando um espaço experiencial que estimula todos os sentidos e abriga múltiplos programas.
Phenomena foi uma das cinco propostas finalistas do concurso MoMA PS1 YAP desse ano. Saiba mais sobre a proposta a seguir.
Abordando o objetivo principal do concurso de proporcionar um espaço recreacional externo com foco em uma fonte de água para os meses de verão, Phenomena emprega um elemento de diversão para cada um dos sentidos. Combinando as funções de um espaço de performance, projeção de filmes e fonte de água, o projeto convida o visitante a satisfazer sua curiosidade e espírito explorador, conduzindo-o através de um espaço que oferece experiências variadas. Durante o dia, sua geometria reativa trabalha em conjunto com seu entorno, amplificando os sons da rua e do pátio e refletindo a luz natural para criar uma condição cambiante de sombras que interage com a névoa gerada pela fonte.
As atividades de lazer são transformadas com o cair da noite. O lugar é ativado quando o sol se põe, tornando-se um amplo espaço de projeção para artistas exibirem seus trabalhos. Com foco na mídia ao vivo, combinada com a curvatura facetada da superfície, os visitantes são visualmente estimulados, com cada ângulo apresentando uma nova perspectiva para observar a performance.
Ao criar um espaço que é ao mesmo tempo um palco e um evento, Phenomena visa desafiar o modo como experienciamos apresentações artísticas ao fazer do espectador uma parte da produção.
Arquitetos
Localização
Long Island City, QueensArquiteto colaborador
Benjamin Dillenburger, Michael HansmeyerVisualização
Demetris ShammasEquipe de projeto
Billy Chung, Farzaneh Victoria Fard, Michael Girolamo, Farah Kabir, Paul Kozak, Leon Lok Hin Lai, Katheryne Parzei, Martha Sparrow, Long-jie WuArtista de mídia
Refik AnadolConsultoria estrutural
Nat Oppenheimer, Anthony SpickAno do projeto
2015Fotografias
Cortesia de Studio Benjamin Dillenburger