O escritório Herzog & de Meuron divulgou o projeto do Slow Food Pavilion para a Expo Milão 2015, previsto para ser concluído até maio. Exibindo o trabalho da organização Slow Food, de Carlo Petrini, o pavilhão promove a visão da organização de proporcionar acesso a "alimentos bons, limpos e justos".
Implantado em um terreno triangular no limite leste do bulevar central da Expo, o pavilhão utiliza uma configuração triangular de mesas para evocar o que Herzog & de Meuron descreve como "uma atmosfera de refeitório e mercado".
O pavilhão tripartido é subdividido em um teatro, um espaço de exposição e uma área de degustação, com cada programa ocupando um espaço compacto de menos de 455 m². A abordagem discreta de Herzog & de Meuron reflete a natureza popular da Slow Food, sendo um esforço consciente para impulsionar a agricultura e a produção de alimentos e evitar o estrelismo arquitetônico.
Um comunicado de imprensa do escritório expressou o desejo de "uma reinvenção radical do que uma exposição mundial poderia ser no século XXI", e criticou a "autocontemplação" de muitos pavilhões. O Slow Food Pavilion é uma resposta direta a isso, com um térreo fechado e espaços racionalizados que permitem que o conteúdo da exposição assuma o lugar de destaque.
Mantendo uma escala humana, o pavilhão de um único pavimento controla o fluxo de pessoas e permite que os visitantes se envolvam mais efetivamente com especialistas e com o material escrito e visual. As três estruturas de madeira conformam um pátio triangular e sugerem formalmente a tradicional casa de campo da Lombardia, chamada de Cascina.
Após o término da Expo no dia 31 de outubro, as estruturas serão desmontadas e transformadas em abrigos de jardim em escolas italianas, fazendo parte do programa educacional do Slow Food chamado "Orto in Condotta".
Veja nossa cobertura da Expo Milão 2015 aqui.
Arquitetos
Localização
Rho, 20017 Rho MI, ItáliaArquitetos responsáveis
Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Andreas FriesDiretor de projeto
Liliana Amorim RochaEquipe de projeto
Alessia Catellani, María Ángeles Lerín Ruesca, Mateo Mori Meana, Marco UlianaÁrea
1188.0 m²Ano do projeto
2015Fotografias
Cortesia de Herzog & de Meuron