- Área: 20 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os centros urbanos crescem por densificação reduzindo drasticamente a área dos pátios e lugares abertos. Esta situação é extrema em residências antigas, onde a ausência de normas no momento da construção permitiu edificar com índices de ocupação do solo tão altos que a área destinada a pátios e expansões fossem reduzidas ao mínimo.
A obra consistiu na intervenção de uma residência de 1928, localizada na zona central de Santa Fé, Argentina.
O cliente planejou um programa destinado à academia e, como premissa adicional, afirmou sua necessidade vital de "ver o céu". Em função deste pedido, incorporou-se ao programa um terraço que serve como expansão da residência ao livre.
Tanto o volume edificado como o terraço foram montados sobre as coberturas existentes de chapa ondulada. Utilizou-se estrutura metálica, fechamentos de chapa e interiores completamente "secos" a fim de minimizar o impacto da obra sobre a construção existente.
Sendo que, por sua antiguidade, a residência está catalogada como Patrimônio Modesto, o volume edificado cresce em altura, a partir da fachada na rua e atingindo seu ponto máximo no terraço, a fim de minimizar o impacto visual urbano.