-
Arquitetos: Barigelli & Asoc, Estudio demarchisalcedo.arqs; Estudio demarchisalcedo.arqs, Barigelli & Asoc
- Área: 1050 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Maju Franzán
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma área residencial de baixa densidade, próxima ao Rio Neuquén, na cidade homônima, encontra-se o Poliesportivo B° Províncias Unidas, projetado pelo escritório demarchisalcedo.arqs.+ Barigelli & Asoc.
A proposta está localizada em um terreno com desnível em uma quadra de pequenas dimensões. Ela transcorre sobre uma artéria principal importante da cidade. Este elemento urbano procura conectar duas áreas do bairro não integradas e garantir vazios urbanos para atividades e encontro dos habitantes.
O edifício destinado à Sociedade Vicinal Bº Províncias Unidas está situado em uma parte intermediária do lote cedido entre as ruas Islas Maldivas, Rio Mocoreta e Alberti da cidade.
Este projeto adapta sua resolução formal e programática a uma vinculação das duas escalas de pedestre existentes, perseguindo uma nova atividade circulatória. Procura-se resguardar um desnível criando um elemento que permite abrigar os serviços do programa.
A proposta reforça a existência de uma praça seca inclinada, onde tradicionalmente se desenvolve uma feira de frutas e verduras. Ela mesma define a entrada ao edifício. É neste nível estratégico em que o edifício é projetado do ponto de vista funcional e formal.
A volumetria do edifício é gerada como resposta neutra sobre a artéria principal e confere uma resposta mais permeável e plástica sobre as ruas de caráter secundário, onde estão os acessos às praças, pátios e elementos de equipamentos. Assim, o edifício é apoiado sobre uma borda do terreno liberando parte deste e criando um vazio urbano.
Sua morfologia e materialidade conformam um espaço com paredes de concreto em planta baixa que cobre todos os serviços sanitários e anexos, contendo desta maneira a atividade principal.
No seu primeiro nível, a materialização persegue a unidade e isto é criado através dos blocos de concreto dispostos em posição invertida, como tela permeável que controla a entrada de luz e enfatiza as mudanças lumínicas ao longo do dia. A cobertura (23m x 32m) está desenhada a partir de um tecido sinérgico resistente e leve que acompanha e reforça a resolução geral da forma.