Conor Coghlan, estudante de arquitetura da Harvard GSD, compartilhou conosco seu novo projeto de mobiliário chamado Bow Spring, que consiste em uma cadeira arqueada projetada e fabricada como parte de uma oficina de fabricação de móveis no MIT. Interessado em como os braços e pernas da cadeira poderiam trabalhar em conjunto como uma estrutura em mola de arco duplo, o resultado é um móvel extremamente resistente para cargas diretas, porém flexível e responsivo aos movimentos do usuário.
As pernas e braços da cadeira são dobrados com vapor: lâminas de madeira coladas fixadas em cada extremidade por encaixes metálicos. A laminação das pernas e do assento da cadeira exigiu o uso de MDF trabalhado na CNC. Os encaixes metálicos foram feitos com chapas de aço dobradas e apresentam a forma de "U", garantindo a fixação das lâminas de madeira.
O perfil lateral da cadeira é extremamente leve, composto por apenas três linhas: duas dos arcos de sustentação e uma do encosto. As pernas e braços são suficientemente flexíveis para responder aos movimentos do usuário, garantindo seu conforto.
Para conhecer mais do trabalho de Conor Coghlan, acesse seu instagram ou pinterest.