A prefeitura de Paris aprovou os planos do MVRDV de reformar uma quadra construída em Montparnasse nos anos 1970. O ambicioso plano pretende "reintroduzir a escala humana" e melhorar a "acessibilidade e identidade programática"do antigo projeto. Como parte da reestruturação, a biblioteca pública, o hotel e os espaços comerciais e corporativos existentes serão expandidos e será construído um jardim de infância, um centro de conferências e algumas unidades de habitação social.
Dos arquitetos: Localizada próximo à Torre de Montparnasse, a quadra Vandamme de uso misto, projetada no início dos anos 1970 pelo arquiteto francês Pierre Dufau, foi um dos maiores projetos urbanos implementados em Paris naquela época. Como projeto voltado ao ideal do automóvel, ela surge como uma ilha urbana triangular cercada pelas movimentadas Rue Mouchotte, Avenue du Maine e pelos trilhos da Gare Montparnasse. O projeto de Dufau se caracteriza por sua base claramente horizontal interrompida apenas pela verticalidade da esbelta torre de 30 pavimentos do Hotel Pullman. Outrora um ícone de uma era, com o passar do tempo o complexo fracassou em se adaptar às necessidades de uma sociedade urbana, resultando em uma quadra introvertida e autocontida que carece de conectividade urbana, desencoraja a atividade peatonal e negligencia qualquer sentido de identidade.
A proposta do MVRDV pretende reintroduzir a escala humana perdida e recuperar um sentido de lugar no distrito de Montparnasse: quebrar o sólido volume horizontal em fragmentos e tornar os diversos usos da base mais extrovertidos, permitindo que cada parte do programa se diferencie através de uma identidade única.
Cada fachada é aberta para iluminar e acessar o máximo possível dos espaços internos e é substituída por uma coleção de 'caixas' inseridas em um quadro estrutural existente que diferem em tamanho, programa, atividade, cor e material. Cada caixa acomoda uma parte diferente do programa e é flexível para se adequar às futuras demandas.
Winy Maas, cofundador do MVRDV, disse em um comunicado de imprensa: "Esse projeto é uma oportunidade fantástica de inserir um pouco de escala humana em um empreendimento megalomaníaco dos anos 1970 construído no coração de Paris. Trazemos ordem a um edifício complexo, tornando-o acessível a partir de todos os lados e intensificando seu uso através de programas de maior densidade."
Para melhorar a acessibilidade e aumentar a permeabilidade no térreo, entradas adicionais serão criadas na Avenue du Maine e na Rue Mouchotte. O shopping center será expandido; os escritórios, que hoje ocupam todo o comprimento da base, serão substituídos por um bloco de seis pavimentos que inclui terraços acessíveis ao público. Para liberar o espaço ocupado com estacionamentos na rua, 150 vagas de motos serão criadas em um estacionamento subterrâneo de seis pavimentos.
Arquitetos
Localização
14th arrondissement of Paris, Paris, FrançaArquiteto local
SRACliente
Unibail-RodamcoEngenheiros
SCYNA4Consultoria de instalações
LAFI + INEXConsultoria de custos
VanguardEngenharia de fachada
RFRConsultoria acústica
LASASegurança contra incêndios
BATISSFotografias
l'autre image