- Área: 600 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Figure x Lee Kuo-Min Studio
-
Fabricantes: Parklex Prodema
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com vista para o Farze Crook por uma linha de trem de alta velocidade, o edifício-sede de WoodTek é o primeiro edifício em Madeira Laminada Colada (MLC) de Taiwan.
Queríamos que esta arquitetura se tornasse um cartão postal, não apenas em sua aparência, mas também como uma abordagem simbólica ao desenvolvimento da Arquitetura Verde na Ásia. Caso este edifício de MLC se provar exitoso, a paisagem de selva de pedras de Taiwan pode mudar dramaticamente. Até hoje, a maioria dos edifícios da área urbana de Taiwan são construídos com concreto, na contramão do movimento global de uma arquitetura eco friendly e de baixas emissões de carbono, em direção à Arquitetura Sustentável. O edifício de MLC providenciará mais oportunidades para usuários da área urbana a utilizar a madeira, este material renovável para edifícios de baixa e de grande altura.
Para projetar um edifício de MLC em Taiwan, nós enfrentamos uma série de desafios. O primeiro foi em relação à sua durabilidade em uma condição climática de características quente e úmida. Um Sistema de Impermeabilização de Pressão Equalizada é empregado na envoltória deste edifício para evitar que a água proveniente do vento penetre em sua estrutura. O primeiro pavimento é elevado do solo e está sobre uma base de concreto para evitar a presença de umidade do solo e prevenir ataques de cupins subterrâneos. Esse tipo de praga pode não ser um problema na maioria dos países europeus, mas é uma questão relevante em Taiwan. "Como manter o edifício seco" se tornou uma das questões mais relevantes ao longo dos processos de projeto e construção.
O sistema estrutural foi outro desafio deste projeto. Fizemos este edifício representar um passo a frente ao invés de retroceder, no que diz respeito na expressão da vantagem de se utilizar painéis como paredes e pisos.
Também tentamos quebrar com o estereótipo de 'caixote' presente na imagem de uma construção em MLC. Em seu formato externo, a expressão arquitetônica é articulada pela combinação de paredes sólidas e caixas de escada em vidro transparente. Nos interiores do edifício, a luz penetra por estas escadas e empregam um efeito espacial bastante dramático.
Através da transformação deste edifício da teoria em realidade, nós estamos escrevendo uma nova página na história da arquitetura de Taiwan.