O RTA-Office divulgou sua proposta premiada com o primeiro lugar no concurso para um centro cultural em Wuhu, China, que toma a paisagem montanhosa como inspiração para sua forma.
Fazendo do Hall de Exposições um ícone reconhecível na paisagem, o projeto, chamado pelos autores de "container cultural", se volta para seu entorno, tomando sua forma a partir da superfície rochosa da Montanha Yashan. De modo similar, a estrutura deriva da mesma inspiração rochosa e é dividida em três partes distintas unidas por uma praça pública central.
A densidade externa do Hall de Exposições contrasta com seu interior sublime. As aberturas são penetrações profundas no edifício e inundam os espaços internos com luz natural.
Para maximizar o espaço útil, o complexo é orientado para o uso peatonal, mantendo o fluxo de automóveis restrito a seu perímetro. Além disso, a estrutura mantem uma forte conexão com um parque nas proximidades e traz um segundo parque para o espaço público interno. O uso de materiais naturais como bambu, pedra e grama reforça a relação dos ocupantes com seu entorno, criando um ambiente convidativo e familiar.
Competição
RestritaPrêmio
Primeiro LugarProjeto
Wuhu Urban Planning Exhibition, Office and ArchiveArquitetos
Arquitetura e paisagismo
Santiago Parramón, RTA-OfficeÁrea
54.920 m²Ano do projeto
2014Fotografias
Cortesia de RTA-Office