-
Arquitetos: Jaime Ortiz de Zevallos
- Área: 1250 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa H é desenvolvida num terreno de 1000 m², numa via de tráfego relevante nos subúrbios de Lima. O projeto aposta numa arquitetura que analisa e reconhece o contexto, que gera circulações para manejar um extenso programa mantendo a maior quantidade de áreas verdes possível.
A proposta respondeu ao pedido do proprietário que buscava privacidade; é assim que a casa se fecha para a rua e se abre para a vista das colinas e jardim.
Para acessar o projeto é gerado um espaço de transição que conecta o exterior com o interior através de uma ponte sobre um jardim, que provê iluminação aos espaços no subsolo enfatizando a entrada e sua hierarquia.
Para que o jardim fosse maior, a casa foi desenvolvida em três níveis. A área de estacionamento, serviço, estúdio e estar foi construída sob a terra, enquanto que no térreo estão os espaços sociais que se abrem em busca das paisagens. No pavimento superior estão os espaços privados que se fecham manejando suas vistas e protegendo a privacidade.
A casa foi completamente desenhada em concreto e aço para expressar sua característica estrutural e plástica, o que permitiu trabalhar o projeto como um objeto dinâmico que se modela para gerar volumes que se entrelaçam e voam enquanto os espaços exteriores e interiores são definidos.