-
Arquitetos: RUE Arquitectos
- Ano: 2014
-
Fotografias:Aitor Estévez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote, entre empenas-cegas, tem dimensões de 6 metros de frente por 25 metros de profundidade. A nova construção mantém o modelo atual casa-pátio-anexo, típico no centro histórico da cidade.
O edifício mantém os alinhamentos e a volumetria determinados pela norma municipal, com o acesso através de um pórtico de entrada que serve como garagem. A área de estar e a cozinha-sala de jantar funcionam como um único espaço de pé direito duplo, que se prolonga até o pátio e serve de acesso ao anexo posterior de visitas, sobre o qual se situa um terraço com uma pequena cozinha.
A fachada de frente para o pátio recua de forma escalonada a medida que se sobe, favorecendo assim a entrada de luz no pátio, e dando lugar a pequenos terraços adjacentes a cada quarto da casa. Os terraços oblíquos desses recuos resolvem a irregularidade do perímetro do terreno. O caráter translúcido destas placas permite a captação de luz natural preservando a intimidade em relação aos terrenos vizinhos.
A seção quebrada dos níveis superiores em torno da escada tem a função de minimizar as circulações horizontais, o que confere à escada o papel de hall de distribuição, sem necessidade de patamares ou circulações.
Os ambientes se distribuem seguindo um gradiente de privacidade, com os usos cotidianos coletivos situados nos níveis inferiores e os dormitórios nos níveis intermediário e superior.
A disposição irregular dos níveis cria situações diferentes nos espaços diante das variações de altura dos tetos, gerando uma escala apropriada a cada uso. Se pensa em metros cúbicos frente à lógica especulativa do metro quadrado que ocorre durante décadas no mercado imobiliário.
São usados poucos materiais em toda a casa, concreto aparente no teto (próprio da laje estrutural), um acabamento contínuo em microcimento nos pisos, placas de uglass no interior e exterior do edifício, assim como a alternância da placa de gesso liso com a textura dos blocos de alvenaria do sótão da casa preexistente.
A estrutura que sustenta a edificação consiste em pórticos de concreto armado coincidindo com as empenas, sobre os quais se apoiam lajes prefabricadas de concreto armado. Essas lajes funcionam como o teto dos diversos ambientes que compõem a casa.