Em seu ensaio de 1966, The economics of the coming spaceship Earth, Kenneth Boulding escreveu que "nós estamos no longo processo de uma transição na natureza da imagem que o homem tem de si mesmo e do seu entorno". A afirmação de Boulding ressoa com o surgimento de um novo tipo de desenho arquitetônico: os eco-diagramas dedicados tanto a representar essas relações de mudança quanto a operá-las.
O Studio-X Rio recebe amanhã, 6 de março, Daniel Barber para uma apresentação que irá colocar os diagramas metodológicos de Olgyay and Olgyay neste contexto, enfatizando como os seus desenhos imaginaram uma nova condição para o humano em meio ao aumento de conhecimento sobre a imprevisibilidade do clima global.
Daniel A. Barber é professor assistente na Universidade da Pensilvânia. Sua pesquisa explora a relação entre arquitetura e cultura ambiental global. Seu primeiro livro, A House in the Sun: Modern Architecture and Solar Energy in the Cold War, será publicado pela Oxford University Press em 2016.
A natureza da imagem: Arquitetura, Clima, e Meios de Comunicação nos anos 50
- Data: 06 de março, sexta-feira
- Horário: 18h30
- Local: Studio-X Rio
- Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro-RJ
- Promoção: PROARQ / FAU UFRJ
- Apresentação em inglês
Título
A natureza da imagem: Arquitetura, Clima, e Meios de Comunicação nos anos 50Website
Organizadores
De
06 de Março de 2015 06:30 PMAté
06 de Março de 2015 09:00 PMOnde
Studio-X RioEndereço
Praça Tiradentes, 48 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20060-010, Brasil