-
Arquitetos: Johan Sundberg; Johan Sundberg
- Ano: 2013
-
Fotografias:Markus Linderoth
-
Fabricantes: Egoluce, Spartherm
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenhada para uma família de cinco pessoas, a Residência J é uma residência de proporções generosas, localizada próxima a Kämpinge, uma antiga vila de pescadores, a leste da cidade de Höllviken, no sul da Suécia. A residência está, ao mesmo tempo, próxima ao mar e as rodovias a sudeste e oeste. O plano diretor local impôs algumas limitações à obra, como exemplo o fato de que apenas um terço do andar superior da edificação pode ser construído na sua altura total.
Um átrio, isolado por paredes e uma edícula, une os espaços interiores e exteriores. No pavimento térreo estão o dormitório principal e vários espaços sociais amplos, bem como um jardim de inverno, cozinha, sauna, etc. O pavimento superior é o espaço destinado às crianças, que compreende uma sala de estar, dormitório e um banheiro da família de tamanho considerável.
O térreo é uma tentativa de mesclar diferentes tipos de espaços sem paredes desnecessárias e portas, com cômodos que abrem-se uns para os outros em uma sequência clara e muitas vezes com mudanças sutis. O projeto possibilita a socialização ou reclusão - simultaneamente. Os principais eixos da residência e do jardim estão em sintonia a fim de criar vários ângulos pouco ortodoxos. A composição baseia-se em um lugar estético entre colagem e uma expressão mais austera.
A estrutura de suporte de carga é construída de madeira e de aço com uma laje de concreto intermediária. As fachadas são revestidas com tijolos dinamarqueses cinza claro, pinos manchado e alumínio preto. As janelas são fabricadas pela Schüco e as portas são feitas sob medida por Snickerbolaget.