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Arquitetos: AS arquitectura, R79
- Ano: 2014
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Fotografias:David Cervera Castro
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Fabricantes: Chukum, Interceramic, Juan Sansores, Modumex, Proveedor Sandors
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Descrição enviada pela equipe de projeto. As constantes mudanças de uso, a presença de diferentes estilos arquitetônicos e o passar dos anos fizeram de Niop um lugar muito distinto em esquema e funcionamento na concepção tradicional de uma fazenda no sudeste mexicano.
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Ante a incipiente cultura de recuperar as tradições e olhar o passado, busca-se transformar esse conjunto de edifícios que antes eram ocupados por pecuária e têxteis numa Área de Convivência, um Hotel Boutique, um grande salão de eventos, uma residência de fins de semana e por que não, num lugar para esquecer a agitação e a sobrecarga do cotidiano.
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O projeto consiste numa série de intervenções sutis, que vão desde a generalidade de reordenar o zoneamento dos usos, à particularidade de resolver o mais intrincado detalhe de como o contemporâneo pode fundir-se ao pré-existente.
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Define-se que nesse novo uso, o programa será de um restaurante, salões de banquetes, serviços sanitários e de apoio, grandes espaços abertos para a celebração de diversos eventos, quartos, vilas e muitos espaços para a reflexão e o isolamento.
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O primeiro foi armar um trajeto e gerar um efeito surpresa, levando o visitante a descobrir o espaço pouco a pouco. Ao chegar ao conjunto e desviar até a área de estacionamento, chega-se ao saguão de entrada, onde encontra-se um grande tapete de pedra que se desdobra para convidar a subir e contemplar desde o alto as infinitas possibilidades da experiência.
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Uma grade de aço e toras flutua desafiante entre os blocos de pedra que permanecem intactos. Em seu caminho, como imprimindo uma sombra sobre o pavimento, deixa uma placa de madeira que enfatiza a direcionalidade da circulação.
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Um embasamento em concreto liga os edifícios, a Capela, a Suíte Nupcial e a área de quartos, que agora compartilham um mesmo solo. Os traçados no piso, resultado das referências das janelas e camas nos obrigam a olhá-los e eventualmente suas intersecções abrem novas possibilidades para o crescimento da vegetação e a aparição de sombras que se movem sobre essa plataforma.
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Um espelho d'água captura e celebra as paredes remanescentes de um edifício que se recusa a desaparecer. Como sua forma é resultado da geometria existente, procurou-se repeti-la de maneira a costurar um diálogo dinâmico entre o uso anterior e os novos.
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Outra placa de madeira aparece em cena, mas agora flutua sobre a água e, em seguida, divide-se para conectar o embasamento com a esplanada ajardinada. Na extremidade do embasamento, ladeado por um edifício em ruínas que futuramente abrigará a área de quartos, surge uma circulação linear que nos conecta a um dos muitos protagonistas do projeto, levando a uma praça de cascalho, com um elemento escultural como centro de atenção.
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Para complementar o novo uso do imóvel, certos elementos programáticos, como a recepção e sanitários foram incluídos. As intervenções destes novos ocupantes dentro do complexo foram inseridas de forma discreta.
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Os pisos em carpete que nunca tocam nas paredes, coberturas metálicas assentadas sobre esbeltas colunas respeitam a envoltória original, e as lacunas resultantes são preenchidas com vegetação.
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O aço, a pedra, o chukum, a madeira e o vidro são a gama de materiais escolhidos para a intervenção. Seu objetivo é recordar-nos que o protagonista, nesse caso, não é uma arquitetura que procura chamar a atenção, mas uma que humildemente inclina a cabeça e deixa que seus antepassados adquiram o reconhecimento de que envelheceram de maneira digna.
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