-
Arquitetos: abendroth architekten
- Área: 305 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Andreas Buchberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa com tecnologia passiva. Um casal de médicos de uma região de vinhedos na Áustria decidiu construir um refúgio para sua aposentadoria. Deveria ser em um único nível, confortável e com um espaço privado ao ar livre.
Com base nos pedidos do casal, propomos, entre outras ideias, um fogão a lenha e uma entrada extra com um ducha, que pode ser usada ao chegar de uma longa caminhada com o cão.
O térreo voltado para o sul está situado junto a um pequeno riacho com vistas para os campos e colinas dos arredores de Althöflein. Os dois edifício adjacentes criam um pátio íntimo, oferecendo total privacidade para os proprietários. O Arquiteto Paisagista Joachim Kräftner trabalhou com o cliente para criar um terraço com jardim como uma espécie de escultura caminhável.
Virada para o oeste, entre o bangalô e a academia, criamos a horta, fechada com uma cerca no mesmo estilo da fachada.
A construção em madeira apresenta todas as qualidades de uma casa passiva: revestimento altamente isolante, janelas de vidros triplos e um sistema de ventilação. Devido à desfavorável proporção de volume e área do bangalô, foi necessário um aquecedor adicional.
A proteção contra o sol na fachada sul é assegurada por um grande beiral do telhado em madeira maciça e, na fachada oeste, com persianas de alumínio. A fachada é revestida com um estrado de madeira branca com tamanhos e posições irregulares, resultando em uma fachada animada, que cria um efeito lúdico com a luz e a sombra.
O paisagismo do terraço consiste em ripas de madeira justapostas, que estão de acordo com os edifícios vizinhos. As paredes internas e o teto são cobertos com painéis de madeira sem polimento. O "Täfer", como os carpinteiros austríacos chamam, são precisos e misturam-se quase perfeitamente com o chão de pedra, resultando em um ambiente acolhedor e natural.
Uma simbiose do exterior e interior.
O jardim se estende entre a arquitetura clara do novo edifício e a paisagem ondulante ampla do campo. Isso cria um diálogo de forma entre as curvas naturais da paisagem e as linhas retas da arquitetura.
A orientação sul permite um espaçoso jardim de estilo mediterrânico com árvores perenes. Um rosário, um pomar e um jardim de água criam um espaço atraente e versátil. As características da água, pérgolas e outras opções para a socialização e entretenimento faz com que o terraço jardim orientado para a natureza e construído de forma sustentável seja um lugar para brincar e relaxar.