- Área: 145 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Martin Lavayen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta casa está inserido num bairro próximo ao centro da cidade de Rosário, num tecido consolidado com construções de um e dois pavimentos, de uso residencial. A construção é feita num lote com frente ao norte e sobre uma pequena paisagem dentro desta trama.
A viga de concreto armado que reconstrói a fachada pública retoma a altura da casa vizinha (com aproximadamente quatro metros de altura). Desde esta estrutura forma-se uma aba que divide o ingresso pedonal do veicular, gerando para cada um uma altura e uma profundidade diferente. Já no interior, a sequência de espaços: coberto - aberto - coberto - fechado - coberto - aberto e as distintas atmosferas produzidas pela luz e os materiais propõem uma série de percursos. Estes caminhos conectam a rua com a massa verde de cítricos, amoreiras e pastos que crescem no fundo do terreno e se superpõem com as bananeiras no horizonte. Uma escada lateral leva ao pavimento superior, que fechando o percurso volta a se vincular com a rua e o bairro a partir das vistas elevadas.
Os espaços da casa são produzidos a partir de elementos de concreto (pré-moldados e in situ) que são apoiados nas paredes que limitam o terreno, respeitando uma ordem e modulação em planta e adquirindo variações no corte. Estas variações permitem proporcionar espaços de diferentes dimensões e produzir entradas diversas de luz para os animar.
O jardim posterior está orientado ao sul com respeito à casa, relacionado por uma galeria. Esta condição lumínica foi balanceada com a entrada de luz entre o teto da galeria e da sala de estar, e por uma claraboia corrida que toma luz desde o norte.
A casa explora diversas condições de atmosferas a partir das relações entre seus ambientes, a luz e os exteriores.