O Concurso 009 da Projetar.org contou com 106 equipes inscritas e 59 projetos entregues, dos quais 53 foram encaminhados para avaliação dos jurados após verificação no pré-júri. As equipes foram compostas de participantes de 21 estados. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todos os grupos que enviaram seus projetos.
O concurso 009 propôs aos estudantes projetarem uma ponte-parque que funcionasse como quarto elemento de ligação entre o continente e a ilha de Santa Catarina - Florianópolis -, e que oferecesse ainda um espaço de prática de atividades físicas e lazer para os que atravessarem a ponte a pé ou de bicicleta.
Observa-se em todos os projetos inscritos a capacidade das equipes de proporem soluções não convencionais e originais para solucionar o problema colocado pelo edital.
Em relação aos projetos premiados, o primeiro colocado foi o grupo I90, formado por alunos da Universidade Positivo em Curitiba. Merece destaque a diagramação e facilidade de compreensão da sua proposta. Em especial é notória a utilização de elementos obrigatórios em projetos de ponte (neste caso, os arcos estruturais) na forma de elementos de lazer e conexão, e como alternativa para resolver problemas do programa de necessidades, como é o caso dos pontos de ônibus.
Quanto ao segundo colocado, o grupo Atelier Independente é formado por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre. Destaca-se a proposta estrutural e consequente design icônico da ponte, bem como a geometria do parque, que proporciona ao usuário um passeio dinâmico e pouco usual.
O terceiro colocado Estúdio Linha é formado por acadêmicos da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE, de São Paulo e Santo André. No projeto merece destaque a geometria de ligação entre as duas orlas, e o fato de a proposta dividir verticalmente as faixas de veículos das de transporte público e de pedestres. Merece ênfase especial a proposta de turbinas subaquáticas geradoras de energia para a iluminação noturna da ponte.
Quanto às menções honrosas, no caso da equipe OK GO! é notória a simplicidade da proposta e a qualidade de apresentação de toda a prancha. Quanto à equipe ORG, destaca-se a originalidade da proposta e a solução de problemas não descritos no edital, relembrando projetos do metabolismo japonês.
O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.
PRIMEIRO LUGAR: i90
Antônio Carlos de Quadros Gonçalves Neto - Universidade Positivo - UP - Curitiba/PR
Felipe Taroh Inoue Sanquetta - Universidade Positivo - UP - Curitiba/PR
SEGUNDO LUGAR: ATELIER INDEPENDENTE
Eduardo Cezar Kopittke - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS
Rodrigo Steiner Leães - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS
Gabriel Wosiack Teixeira - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS
TERCEIRO LUGAR: ESTÚDIO LINHA
Felipe de Azevedo - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP
Italo Rufato Monteiro da Rocha - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP
Gabriel Rao Calux Grossi - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP
Eric de Freitas Bellonsi - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - Santo André/SP
MENÇÃO HONROSA: Ok Go!
Vitor Correia Nunes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro/RJ
Yuri Rosenthal Robert - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro/RJ
Naiara Yumiko Murakami Dutra da Costa - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro/RJ
MENÇÃO HONROSA: Org
Gabriel Nardelli Araújo - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Nova Lima/MG