-
Arquitetos: Kariouk Associates; Kariouk Associates
- Ano: 2014
-
Fabricantes: Cape Cod, Maax
Desafio de projeto
O terreno para este projeto é um lago privado e remoto ao lado de um chalé da família que ali está há mais de 70 anos. Quando o terreno passou de mãe para filho, foi tomada a decisão de reformar o chalé. Em última análise, porque este já havia chegado a um estado tão avançado de decomposição, foi decidido sua demolição para construir uma nova casa de campo. Por razões sentimentais, a nova casa deveria ter as dimensões exatas do antigo chalé e deveria ser posicionada no mesmo local.
Além desses requisitos, porém, foi requerido um arranjo espacial mais aberto. A casa será utilizada em três temporadas, uma vez que o casal de proprietários tem intenção de passar os invernos em lugares com climas mais quentes. O projeto da casa foi simplificado porque isolamento significativo não foi necessário, no entanto, as intenções de construção foram complicadas pelo fato de que o local remoto significa alto custo de trabalho e transporte da cidade.
Solução de projeto
A fim de minimizar o custo dos trabalhadores no canteiro de obras, assegurando, simultaneamente, a mais alta qualidade de construção, decidimos utilizar de peças pré-fabricadas. O material selecionado foi a madeira CLT, que pode ser fabricada em painéis grandes como 60 x 10 metros. Um modelo virtual detalhado foi gerado para cada superfície que compreende a casa de campo, no qual foi indicada cada abertura e corte necessário para a montagem. Esta informação foi enviada para uma máquina controlada por computador que produziu os painéis acabados. Estes foram trazidos para o local, onde uma fundação metálica foi instalada na semana anterior. Toda a casa foi montada em menos de dois dias. Embora a tecnologia para cortar os painéis CLT seja recente, a casa é de fato idêntica na construção e materialidade a uma casa de madeira tradicional.