-
Arquitetos: Johan Sundberg; Johan Sundberg
- Ano: 2014
-
Fotografias:Peo Olsson
Descrição enviada pela equipe de projeto. A mais recente obra do escritório de arquitetura Johan Sundberg Arkitektur é uma ampla casa de veraneio na costa meridional da Suécia. Posicionado com cuidado na floresta de Beddinge Strand, o terreno é situado em um aterro que antigamente demarcava a costa, mas foi "engolido" pela mata circundante. Os verões curtos e amenos da região são contrabalançados no inverno por ventos e maresia. O edifício abre-se para o Mar Báltico, no sul, enquanto que o lado norte enfrenta a floresta.
A casa de verão é definida por uma grande plataforma de madeira em três vigas de concreto longas. A sua moldura de madeira e vidro lhe empresta uma forma distinta que ao mesmo tempo se funde com com a paisagem circundante. O beiral do telhado cria uma zona protegida ao longo do perímetro da casa, enquanto o piso do terraço paira elegantemente um pouco acima do solo. De dentro, há uma vista deslumbrante do mar e da floresta.
A fachada é revestida com painéis de madeira nórdica em uma variedade de tratamentos. Os painéis formam superfícies suaves e ininterruptas, acentuando os momentos de uma forma que não teria sido possível com tábuas.
A casa aproveita inúmeras qualidades do local: a posição elevada entre a floresta e o mar, a fachada norte protegida e com sombra e a interação constante com a natureza, seja com o vento, a chuva ou o sol.
A casa de verão Akenine compõe a paisagem montanhosa de seu entorno utilizando-se dos recursos deste incrível local.