A equipe formada pelos escritórios WE architecture e CREO ARKITEKTER A/S foi uma das vencedoras da primeira etapa de um concurso por convite para projetar um novo Centro Médico em Moscou. Combinando o funcionalismo dos projetos médicos de hoje com as qualidades humanísticas da arquitetura do passado, a proposta introduz um equipamento adequado às necessidades daqueles que dele dependem.
Saiba mais sobre o projeto, a seguir.
Abordando a questão do prolongamento do tratamento dos pacientes e do aumento da taxa de adoecimento entre os funcionários das instituições de saúde modernas, o Centro Médico de Moscou se volta ao passado para buscar inspiração. Usando a eficiência maquineísta dos hospitais de hoje como ponto de partida, o centro incorpora elementos humanísticos da arquitetura do século XIX - redução da escala para aumentar o conforto; conexão com o exterior - para possibilitar um ambiente interno mais saudável.
Ouros avanços em relação ao conforto foram realizados através da desinstitucionalização do hospital, estabelecendo uma atmosfera doméstica no centro médico. O equipamento é fragmentado em "vilas" interconectadas que reforçam a conexão com a ideia da "casa" e aumentam a abertura do complexo.
O Centro Médico divide o terreno com uma estrutura preexistente e, ao se dissolver o hospital em vilas, este se adequa perfeitamente à paisagem.
Arquitetos
Equipe de projeto
Marc Jay, Julie Schmidt-Nielsen, Kristian Hindsberg, Kasper Hansen, Maja Omerzel, Aude de la Barre, Luke Lorimer, Victor Johansson, Anna Kulig, Anna-Sophia Brune, Pawel WilgosConsultoria
CREO ARKITEKTER A/S, SWECO EngineersÁrea
10.000m²Ano do projeto
2015Fotografias
Cortesia de WE architecture