- Ano: 2014
-
Fotografias:Peter Bennetts, Tess Kelly
Descrição enviada pela equipe de projeto. O quê?
Cut Paw Paw é uma renovação e extensão de uma casa de madeira nas fachadas em Seddon, Austrália.
Nome?
Cut Paw Paw é o nome da paróquia do bairro em que a casa está situada e um nome que os proprietários gostam muito. É um nome estranho, por isso, gostamos também.
Por quê?
Canteiros de obra são fascinantes e muitas vezes muito bonitos. Quando vagando pela rua e nos deparamos com uma casa anônima em construção, todos nós ficamos animados com as possibilidades. Imaginamos como que vai ser o edifício acabado. É uma relíquia e um esqueleto completo de um jogo de imaginação.
Muito em breve a emoção e a imaginação desabam quando a realidade do edifício acabado se torna aparente. Quando a casa anônima é coberta, revestida e terminada, muitas vezes é uma decepção. O belo esqueleto que deu margem para tal imaginação foi enterrado debaixo do comum, do óbvio e do banal. A casa não vai voltar a ser interessante até que finalmente comece a desmoronar em sua decadência.
Cut Paw Paw é uma estrutura que é deliberadamente incompleta. Os proprietários pediram para que a casa fosse "ridiculamente de dentro para fora". Para conseguir isso, não só empregamos e testamos ideias de sucesso como paredes deslizantes, portas e decks dobráveis, também deixamos o edifício incompleto. O espaço central, entre a sala de jantar e o estúdio, é um quadro inacabado rodeado por um jardim. É ao mesmo tempo um novo edifício e uma velha ruína. É tanto um jardim quanto uma casa.
Sustentável?
Como em todos os nossos projetos, a sustentabilidade está no centro da Casa Cut Paw Paw. Em vez da extrusão da estrutura existente, executamos a nova forma ao longo da fronteira sul, de modo que receba a maior quantidade possível de luz solar. As aberturas foram projetadas para otimizar o ganho solar passivo, reduzindo assim drasticamente a demanda de aquecimento e refrigeração mecânica. Todas as janelas têm vidros duplos e os telhados são brancos, reduzindo a criação de calor urbano e demandas por ar condicionado. Na fronteira norte do terreno, existe uma lagoa. Proporcionando um lar para peixes e plantas, a lagoa também serve como um mecanismo para resfriar passivamente a casa através da evaporação natural. Os tanques de água e painéis solares têm o seu lugar como em todos os nossos projetos. O isolamento de alta performance está em toda parte, mesmo nas paredes da casa original.