O escritório espanhol Rafael de La-Hoz e o Architectural Design and Research Institute of Harbin Institute of Technology (ADRI-HIT) foram anunciados como vencedores do concurso para construir um novo centro cultural em Meishan, China. Localizado na província de Sichuan, ao sul do país, o complexo combinará um centro de esportes, cinco museus, uma biblioteca e uma galeria de exposições.
Ocupando aproximadamente 260 mil metros quadrados, o novo complexo se localiza próximo ao campus da universidade de Meishan e se adequa à topografia dos arrozais de Sichuan. Saiba mais sobre o projeto e veja algumas imagens a seguir.
O projeto de Rafael de La-Hoz busca inspiração em ícones da paisagem da dinastia Song, evocando a materialidade e planejamento espacial de edifícios daquele período. Atualmente uma próspera cidade universitária, Meishan foi por um tempo a sede do governo, sendo conhecida como "Cidade das Pessoas Cultas". O masterplan deriva dos tradicionais desenhos de estruturas de bambu e também referenciam a poesia do artista Su Dongpo, que viveu na dinastia Song.
Sinuosas coberturas e amplos interiores evocam as curvaturas da tradicional arquitetura chinesa e, somados a uma restrita paleta natural, fazem a ponte entre o tradicional e o contemporâneo.
Os edifícios que compõem o complexo são conectados pela paisagem e por amplas rotas de pedestres.
Prêmio
Primeiro lugarArquitetos
Rafael De La-Hoz, ADRI-HITLocalização
Meishan, Sichuan, ChinaÁrea
260.000m²Ano do projeto
2015Fotografias
Cortesia de Rafael de La-Hoz Arquitectos