- Área: 437 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Sebastián Crespo, Christian Brown
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em resposta à necessidade de recuperar os sítios catalogados como patrimônio cultural, que constituem um fator de desenvolvimento local, regional e nacional em geral, o ministério que coordena o patrimônio através da unidade de gestão de emergência contratou nossos serviços para realizar o desenho de uma cobertura para as ruínas da antiga igreja da cidade de Baños (que data de 1788). A igreja foi abalada pelo terremotos de 1797 e 1831, para finalmente transformar-se em ruínas no terremoto de 1949.
Condições para o projeto
Objetivos
- Refuncionalização do espaço atualmente inútil e esquecido, uma antiga infraestrutura urbana que agora deverá satisfazer as necessidades espaciais de um centro comunitário da cidade de Baños;
- Realizar uma cobertura para a antiga igreja que seja segura com desenho apropriado em seu entorno, de formas geométricas obtidas através de um processo de abstração da cobertura original;
- Proteger as paredes e o espaço interno com materiais estruturais e de cobertura que garantam sua durabilidade, almejando um espaço interno sem obstáculos e por último, ventilar e iluminar naturalmente o espaço confinado pelas paredes.
Tudo isso para colocar em evidência a memória e o patrimônio arquitetônico.
Estado Original
As paredes da antiga igreja se encontravam confinadas por uma série de construções adjacentes que de forma caótica tentavam resguardar sua importância e protagonismo anteriormente existente.
Proposta
A nova cobertura, de aproximadamente 330 m² nasce de um processo de abstração dos elementos principais da cobertura original de duas águas. Uma vez descompostos estes elementos foram enfrentados de forma inversa, foi gerado uma hipérbole que virtualmente faz alusão à cobertura original. A torção do plano que conforma a hipérbole busca contrastar com o estático entorno revalorizando esta antiga igreja.
Em relação aos materiais, propomos opções disponíveis no mercado que cumprem com as características necessárias para representar adequadamente o desenho diferenciando o original do proposto: estrutura metálica, que cobre grandes vãos com seções pequenas, policarbonato translúcido, que protege as paredes com a iluminação adequada facilitando a torção do plano de cobertura.