-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 52 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Zeno Zotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o primeiro projeto da Camper em Milão. O local encontra-se na famosa Via Montenapoleone e é construída através de uma malha simples de tábuas de madeira que se multiplicam até se converterem numa construção complexa, gerando uma nova dimensão ao espaço. Todas as paredes da loja são cobertas por um sistema de tábuas de madeira compensada, montadas com o sistema de união mais simples e básico que o autor do projeto poderia imaginar.
Cada uma destas simples tábuas de madeira escondem em seu interior as luzes do expositor e ressaltam a profundidade da construção: é um sistema de iluminação extremamente sofisticado e totalmente integrado, criado em colaboração com Mario Nanni.
Com a mesma ideia de buscar a máxima simplicidade, o sistema de tábuas foi concebido a partir de uma malha de 32 x 32 cm, uma dimensão que se limita a seguir o tamanho padrão do sapato que é exposto nas lojas. No entanto, devido à diferente posição das tábuas verticais, o sistema se converte numa construção tridimensional complexa e aleatória quando vista em perspectiva.
Foram utilizados apenas dois materiais: as tábuas de madeiras compensadas para as paredes e as superfícies heterogêneas das lajes de calcário, tratado com ácido, que dão novas texturas e tons ao espaço.