-
Arquitetos: Architectare
- Área: 31 m²
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído para ser o recanto de um escritor, no meio da natureza, a edificação foi projetada sob o símbolo da caverna. O simbolismo da caverna é muito amplo e diversificado. Ele sugere abrigo, autoconhecimento, regresso às origens, reflexão, gestação, crescimento, libertação através do pensamento e muitos outros significados que podem ser encontrados nas mitologias dos povos mais antigos e sugerem o uso desta construção tanto como um abrigo quanto um fomentador de ideias.
O formato da edificação surgiu a partir da pequena área edificandi remanescente no terreno e sua configuração criou um ambiente interno aconchegante e protegido, ao mesmo tempo em que permite uma grande conexão com a natureza. Pela grande janela pode-se admirar com clareza as diversas escalas da passagem do tempo, desde as horas, passando pelos dias até as estações do ano.
Uma vez que o escritor está lá dentro, ele tem tudo o que precisa, como em um útero e sente-se seguro o suficiente para entrar em contato com seus pensamentos mais profundos, para que, uma vez lá fora, ele se sinta renovado e cheio de ideias.
Construído em estrutura metálica e revestido com pedras encontradas no próprio terreno, o volume abriga um quarto, um banheiro e uma pequena copa. Recebe cobertura de telha metálica e esquadrias de alumínio e vidro. Para aquecer o ambiente, foram utilizados piso e forro do teto de tábua corrida de Peroba do Campo. Apesar de ter sido concebido para um escritor, este projeto pode ser bem aproveitado por todos aqueles dispostos a entrar em contato com si mesmo.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 23 março, 2015