- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata da reabilitação de dois edifícios existentes na zona histórica de Guimarães, tendo em vista a instalação de espaços comerciais e apartamentos, procedendo assim à alteração da tipologia existente, mantendo no entanto o seu uso.
Os edifícios localizam-se no Largo do Trovador, numa área de transição entre a Alameda de S. Dâmaso e a zona de Couros, que mantém ainda boa parte da estrutura que define as suas características urbanas.
Os edifícios apresentam características eminentemente urbanas, que constituíam no seu todo uma habitação com o espaço de “loja” no piso térreo e área habitável nos pisos superiores que foram desenvolvidos como era norma neste tipo de construções.
No edifício grande, a fachada principal foi construída no piso térreo em alvenaria de granito rebocada, desenvolvendo esta sua característica até uma parte parcial do primeiro piso, sendo a restante em estrutura de madeira e argamassa, sem qualquer elemento decorativo. No caso do edifício pequeno, o piso térreo e a fachada principal também são de alvenaria de granito rebocada, sendo o resto da construção com estrutura de madeira e argamassa.
Pretendeu-se alterar a tipologia dos edifícios, adaptando-os às necessidades atuais, constituindo, apartamentos nos pisos superiores e adaptando o espaço do rés-do-chão para comércio. Em todo o caso, preservou-se integralmente a volumetria, a estrutura, os sistemas construtivos, a configuração e materiais dos alçados e da cobertura, bem como a localização e características da caixa de escadas que estabelece a comunicação vertical entre os vários pisos.
No terceiro piso do edifício grande, onde se encontrava a sala principal da habitação original, foram mantidos elementos de desenho que se consideraram de valor arquitetônico.
Os espaços interiores dos dois edifícios foram sofrendo ao longo dos anos pequenas remodelações, sendo novamente questionados e intervencionados nesta nova fase de acordo com o novo programa pré-estabelecido.