-
Arquitetos: Alphaville Architects
- Área: 152 m²
-
Fotografias:Shigeo Ogawa
Cavando um buraco no céu
No centro de Osaka, projetamos uma residência que é composta por três edifícios que se intercalam em dois pátios, com o fim de levar a luz a um lugar estreito rodeado por casas vizinhas em três lados. Como cada edifício terá um espaço do tamanho de um ambiente em cada piso, decidimos conectar os cômodos com corredores e escadas, que cruzam os pátios, em forma de tubo. Os ambientes não são divididos por portas, mas vinculados por entradas em formas longas. Estão conectados livremente, mas são capazes de ganhar um sentido apropriado de privacidade.
Tubos dançando no ar
Uma parte do térreo são os pilotis. O tubo flutuante cruza o pátio em diagonal e obstrui ou revela vistas e o ruído entre os espaços da casa e entorno urbano. A luz solar que é refletida na parede exterior do tubo penetra no espaço interior a partir de vários ângulos, cria sequências entonadas pela superposição do tubo e a paisagem do horizonte.
Laço
Como há dois tubos que conectam o terceiro e segundo pavimento, um laço conecta o espaço tridimensionalmente. O interior oferece diferentes percursos para chegar onde se deseja, e possui uma sensação de paisagem urbana graças aos tubos que servem como espaço semipúblico, e também aos pátios semi-abertos, que são protegidos pelo movimento tridimensional destes tubos.