-
Arquitetos: ARCHFIELD Bangladesh
- Área: 1834 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Mahfuzul Hasan Rana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um terreno de esquina em Gulshan, o edifício Karim foi desenhado a partir da ideia de mesclar as técnicas de construção tradicionais e contemporâneas. Os diferentes materiais misturam-se harmoniosamente para criar uma sinfonia tranquila porém, atrativa de texturas. O "novo" foi expressado por meio da placa de concreto e o "antigo" foi representado pelos tijolos feitos à mão, criando assim uma sensação de "tempo aparente". Este projeto, de muitas maneiras, reflete a transição do estilo construtivo no nosso país.
O terreno possui 416,7 m2 e uma bela vista do alojamento de Dhaka a oeste. As vistas e a questão climática desempenharam um papel determinante no desenho formal do edifício. Bangladesh possui um clima tropical de monção caracterizado por amplas variações em precipitações ao longo das estações, além de altas temperaturas e alta umidade. O sol nesta região inclina-se a oeste durante a maior parte do dia. O tema foi abordado por uma espessa placa de concreto em balanço que envolve toda a fachada oeste, proporcionando sombra contra o forte sol tropical. Incorporam-se trepadeiras nas placas de concreto, agregando uma suavidade natural na estrutura, que também auxiliam no isolamento térmico. Estas criam uma película natural que se altera em cada estação, fornecendo sombra no lado oeste e permitindo a luz indireta abundante nos espaços interiores durante o dia.
O vento geralmente flui na direção sudeste neste subcontinente, e a ventilação natural neste projeto é garantida por grandes espaços abertos sem interrupção, com varandas e grandes aberturas nas fachadas norte e sul. As aberturas de todos cômodos principais estão desenhadas para proporcionar uma ótima ventilação cruzada.
Enquanto se projetava, o estilo de vida do cliente e seus filhos foram materializadas pela equipe de desenho e seus requerimentos específicos foram levados em conta no desenho dos espaços interiores. Dado que o edifício está desenhado para uma família, as sacadas no lado norte foram desenhadas de maneira que seja permitida a comunicação entre uma e outra. A maioria dos edifícios em Bangladesh estão fechados dentro de um sólido muro que define os terrenos. Este enfoque foi descartado pelos arquitetos no desenho paisagístico do edifício, e ao invés disso, buscou-se uma forma de melhorar a sensação do espaço comunitário. Paredes divisórias de vidro permitem aos transeuntes desfrutar da vista serena do pátio frontal do edifício. O terraço-jardim foi desenhado cuidadosamente, de modo que as pessoas possam aproveitar a sensação de caminhar sobre a grama e assim, sentir-se mais próximas da natureza. O trabalho paisagístico em cada pavimento junto com o jardim da cobertura reduz a absorção do calor pelas lajes de concreto, isolando o espaço inferior e assegurando uma menor dependência da eletricidade para a climatização na temporada de verão.
Este projeto se mantem fiel ao estilo arquitetônico nativo deste país e ao mesmo tempo integra harmoniosamente o estilo global contemporâneo, que representa o surgimento de um novo estilo de construção desde as raízes tradicionais. Um exemplo da experimentação exitosa e da expressão de um conceito, este projeto possui um novo foco desenho de edifícios residenciais e no uso de materiais.