- Área: 1400 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Sergio Pirrone
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Fabricantes: Arauco, CHC, Cordillera/Crest, Norglas, Tecnopanel, VEKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. No dia 27 de fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, além de um tsunami. Estes eventos impactaram fortemente a região centro-sul do país, onde a cidade de Constitución e a Escola Santa Rosa, estão localizadas. A cidade costeira de Constitución foi uma das cidades mais devastadas do país, com 80% do centro histórico da cidade destruído. A Escola Santa Rosa perdeu cerca de 50% de suas instalações alocadas dentro de uma antiga construção em adobe.
A equipe do LAND Arquitectos trabalhou em conjunto com empresas do setor privado e ONGs locais desde os estágios iniciais para resolver as necessidades imediatas, no fornecimento de soluções de emergência, até a produção de soluções permanentes. Estas soluções permanentes envolveram não só a reconstrução da escola, mas também a construção de um melhor entorno, uma peça urbana para a cidade destruída.
Cerca de um ano mais tarde, uma parceria público-privada para custear a reconstrução da Escola Santa Rosa se materializa. Nossa equipe enfrenta a tarefa de reconstrução, resolvendo diferentes necessidades que o projeto arquitetônico poderia alcançar simultaneamente: reabilitar e peça urbana do centro da cidade histórica, reabilitar a identidade local, melhorar as condições do ambiente de aprendizagem e considerar os desafios de construção no contexto de pós desastre. Estes detalhes do projeto serão explicados com mais detalhes abaixo.
Arquitetura e reabilitação urbana + Reabilitação de identidade local
Perguntamo-nos: como poderíamos contribuir a partir da escala local para a reconstrução da cidade através de uma contribuição para o tecido urbano? E como poderíamos construir um ambiente que pudesse melhorar o desempenho do ensino e da aprendizagem?
Para atingir estes objetivos, propusemos três estratégias:
A primeira estratégia seria a criação de uma praça pública para a cidade recuando a fachada do edifício cerca de 4 metros, ao mesmo tempo mantendo uma fachada contínua que resgata o elemento formal pré-existente e típico do edifício antigo em adobe no centro histórico, liberando 140 metros quadrados de espaço público para o centro da cidade. Além disso, a praça é o principal acesso à escola.
A segunda estratégia é conter o espaço da praça com um elemento escultórico que ao mesmo tempo abriga a capela da escola. Este elemento escultórico foi inspirado por formações rochosas típicas locais, vistas ao longo da costa da cidade.
Além disso, a capela como um elemento escultórico representa um memorial para as vítimas da catástrofe.
Utilizamos madeira de pinus locais como o principal material para o projeto e mobiliário, promovendo e incentivando o uso da madeira na reconstrução da cidade como parte da reconstrução uma identidade com materiais que são acessíveis localmente e usando técnicas de construção facilmente replicáveis.
Arquitetura e Educação
A terceira estratégia foi usar técnicas de arquitetura sustentável passiva para aumentar o conforto dentro das salas de aula, aumentando a eficiência energética no isolamento térmico, sem painéis térmicos nas janelas. Demos ênfase especial à qualidade da luz através de claraboias com difusores de luz no teto das salas.
Nos espaços externos, todos os volumes são revestidos com pinho não polido, instalado como fachadas ventiladas e pintado em branco para "envelhecer" de forma gradual até tornar-se um pinho envelhecido naturalmente, na cor cinza, garantindo durabilidade.
Arquitetura e Emergência
A estrutura do edifício é construída por um sistema de painéis pré-fabricados de madeira com isolamento térmico, vigas e pilares de concreto pré-moldado permitindo grandes vãos e liberando os interiores de colunas adicionais.
A seleção destes materiais estruturais de baixo custo e pré-fabricados se deram pela necessidade de encurtar o tempo de reconstrução e reduzir o trabalho, considerando a escassez de mão de obra no período de reconstrução pós-terremoto.
O programa da nova área reconstruída inclui: acesso principal à escola, área de administração, escola e pré-escola, sala multiuso, sala de informática, banheiros, capela, copa e cozinha, pátio infantil, pátio de jantar, estacionamento e acesso ao estacionamento aberto para a cidade de Constitución.