-
Arquitetos: OPUS, Toroposada Arquitectos
- Área: 61000 m²
-
Fotografias:Sergio Gómez
-
Fabricantes: Adoquinar, Agregados del Norte, Caputi & Vieira, Cimbrados, Durapanel, Energia Solar, Estaco, Vinicol
Descrição enviada pela equipe de projeto. Surge da nossa reflexão sobre o departamento, de sua diversidade geográfica, biológica e cultural, é uma aposta na construção de uma arquitetura com identidade tropical, onde as condições ambientais e climáticas são ponto de partida
É um projeto que reconhece e incorpora elementos tradicionais da arquitetura de Medellín, como são os pátios, os terraços, as pontes e as varandas, levados de forma contemporânea a uma tipologia de edifício de escritórios. Mesmo assim, é um convite a um modelo de cidade que incorpora ativamente a vegetação em seus espaços urbanos e que representa uma sociedade que convive na exuberância e fertilidade própria de seu território.
Na sua primeira etapa, conformada por todo o aprimoramento de 15000 m² do espaço público urbano de três níveis, com diversidade de recintos e vocações; estão também as torres institucionais, onde atualmente estão abrigados os escritórios descentralizados do Governo da Antioquia e a Prefeitura de Medellín; e junto a estas, dois edifícios complementares. O primeiro é a sede do canal público Teleantioquia com suas áreas de produção, e o segundo, o auditório do Centro Cultural, recinto de atividades culturais e de complemento às instituições do setor.
Para a futura segunda etapa, será incorporado o volume do hotel, uma peça horizontal que terminará de conformar a forma urbana proposta.