Descrição enviada pela equipe de projeto. O elemento chave do projeto é uma azinheira centenária existente no lote. Os espaços necessários para a residência são organizados em volta dela e um pátio onde convergem os eixos da planta como uma cruz latina.
A frondosa copa da azinheira incita a proposta de diferentes alturas no interior da residência para sua contemplação. Como resultado, conseguimos um espaço contínuo gerado numa única planta de distribuição, dentro de vários volumes que enriquecem espacialmente o projeto e que funcionam como controle lumínico interior mediante o estudo de aberturas na fachada.
Os ambientes mais privados da casa se distanciam das zonas comuns, mantendo o pátio como centro e referência do conjunto.
A essência desta residência é inspirada na Arquitetura Mediterrânea e os argumentos tradicionais nos quais se fundamenta.
Através das ventilações cruzadas conseguimos que a qualidade do ar interior seja renovada com frequência, através de suas varandas protegemos as superfícies de vidro da incidência direta do sol e geramos espaços em contato direto com o jardim. Foi respeitada a vegetação e o entorno com todos os meios disponíveis.
Suas volumetrias, o pátio, a vegetação existente incluída desde o início no projeto e o cuidado em cada um dos detalhes de todas as fases criaram um projeto totalmente satisfatório, tanto para seu proprietário como para todos os que contribuíram em seu desenvolvimento.