- Área: 7432 m²
-
Fotografias:Shamanth Patil
-
Fabricantes: panoramah!®, Alstone, Asian Paints, Corvi, Gessi, Iluminarc, Kohler
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma localização estratégica no coração da cidade de Bangalore, na Índia, o projeto encontra-se em estreita proximidade com algumas das melhores instalações médicas e comerciais na cidade. Os clientes viram um potencial para o 'Sky Villas', onde a arquitetura voltaria a interpretar novos níveis de luxuosidade. A forma da edificação também foi pensada para captar a riqueza do seu contexto urbano, vibrante e significativo.
O desafio do projeto foi o de capitalizar o potencial do terreno de 2787 m², sem comprometer a cobertura vegetal existente e minimizar o impacto ecológico da estrutura.
Narrativa do Projeto
A ideia de criar um grande edifício em altura foi restrita pelo Estatuto Social existente que não permite a construção além de 12m. O plano diretor teve que, assim, examinar e organizar o programa do local para lidar com as complexidades do projeto dentro dos parâmetros ambientais do contexto.
Dois blocos foram planejados para abrigar um apartamento por pavimento em cada lado, emergidos de jardins escavados misturando-se com a vegetação já existente. Cada bloco foi articulado utilizando esta cobertura vegetal como um stencil e edifício foi assim esculpido. Para compensar a perda de vegetação de pequeno porte durante a construção, cada placa de piso se estende para os verdes e varandas gerando grande diversidade dentro do contexto local.
Projeto Bioclimático
Uma abordagem de design integrado foi seguida para avaliar e maximizar as reduções de energia do edifício. Estudos solares e simulações foram utilizadas para gerar dados sobre iluminação natural, análise de sombra, padrão de precipitação e sistemas de sombreamento. Estes estudos, juntamente com a análise de iluminação, foram fundamentais para gerar os cálculos de carga e dimensionamento e escolha de todos os sistemas mecânicos.
Para otimizar o efeito de resfriamento, as aberturas do edifício foram projetadas para uma melhor captura do vento com base em simulações computacionais. Os dispositivos de sombreamento vertical são combinados com outros brises para barrar os raios do sol.
O edifício que funciona como um filtro ambiental seletivo, reforça os melhores componentes do clima regional para atender às necessidades de aquecimento, resfriamento e ventilação da estrutura.
Recursos Construtivos
Na construção, foi priorizado o uso de materiais verdes para integrar múltiplos recursos sustentáveis. Usando materiais como blocos de concreto autoclavado, células fotovoltaicas para a iluminação solar, telhas solares para refletir o calor intenso, janelas com vidros duplos, pavimentação permeável e captação de água de chuva são alguns dos sistemas que economizam significativamente a energia e minimizam a emissão de carbono.
Embora o conceito do edifício se concentre em fatores verdes de concepção e utilização de materiais sustentáveis, seu caráter estético está longe de ser comprometido. Com unidades residenciais individuais, com cerca de 900 m², os elementos ecológicos são tecidos junto com os requisitos de alto padrão do projeto que expressam uma resposta contemporânea e estabelecem uma relação contextual, conferindo a cada residência originalidade.