O escritório Mecanoo deu início às obras de seu "Palácio de Justiça" localizado em uma área residencial de Córdoba, Espanha. Vencedor de um concurso internacional realizado em 2006, o projeto foi bastante atrasado devido à instabilidade econômica da região. Com conclusão prevista para 2017, o edifício busca unificar as influências contemporâneas e históricas do bairro e, ao mesmo tempo, oferecer os serviços públicos básicos para os moradores da região.
O Palácio de Justiça tem inspiração no passado e presente de Córdoba. Suas influências estilísticas derivam das raízes mouras da região, porém, com um caráter contemporâneo na execução através de detalhes lúdicos, como os painéis cerâmicos coloridos. Integrando elementos da parte antiga da cidade, a forma moderna é pontuada por jardins tradicionais que proporcionam uma boa iluminação e ventilação natural no volume construído. A presença de vegetação traz vida aos pátios e incorpora elementos naturais dentro da forma perfurada de concreto do edifício.
Influenciado por seu programa, o Palácio de Justiça segue um esquema "do público ao privado" ao passo que os ocupantes se deslocam verticalmente. No térreo, os visitantes são conduzidos pela entrada principal através de uma praça pública aberta que leva às salas de audiência, ao registro civil e ao restaurante. Localizados acima, os escritórios de segurança máxima desfrutam de uma atmosfera de privacidade, ao passo que os espaços subterrâneos recebem os arquivos e as celas temporárias.
Arquitetos
Localização
Calle Isla Mallorca, Calle Isla Formentera, Calle Isla Gomera, Calle Cantabrico, Córdoba, EspanhaCliente
Junta de Andalucía, SevillaÁrea
48.000 m²Ano do projeto
2017Fotogtafias