- Área: 10000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Johan Fowelin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova mistura e complemento para o bairro em Botkyrka.
Os Terraços Fittja é um projeto de regeneração urbana nos subúrbios do sul de Estocolmo. Fittja Central foi planejada e construída no começo da década de 70 e é uma zona socialmente problemática com um alto nível de habitação social.
O cliente se uniu ao objetivo da prefeitura para a dinamização e desenvolvimento da zona, com um foco deliberado na mistura de diferentes tamanhos de moradias, que complementassem a natureza homogênea da área. O objetivo geral era criar oportunidades para uma variedade de residências a nível local, com o fim de alcançar bons níveis sócio-econômicos a longo prazo e espaço público de apoio. O projeto resultou muito popular: todas as unidades foram vendidas rapidamente e 80% dos compradores eram residentes locais.
O terreno está num terraço sobre a paisagem com um declive para a água. A ideia principal é conectar os três personagens e escalas das distintas configurações espaciais: o centro local, o prado comum e a banda no meio, que consiste nas funções da comunidade como escola, piscina e parque.
Uma sequência diagonal foi criada através de uma série de espaços públicos informais, o que abre o acesso virtual e conecta o movimento pedonal através dos blocos do terraço. A praça central possui funções cotidianas e de vida urbana. Os espaços privados encontram-se em diferentes níveis em forma de terraços, jardins íntimos e espaços de entrada.
As unidades residenciais variam desde estúdios com um dormitório a eficientes apartamentos de 4-6 ambientes e casas urbanas. O foco foi colocado em estratégias de geração de vida, oferecendo possibilidades para as famílias numerosas e os parentes viverem na zona. As novas ruas são entornos compartilhados, onde o tratamento da superfície do espaço diagonal é estendido às ruas adjacentes.
Os edifícios estão construídos com elementos pré-fabricados de madeira. Poucos, mas flexíveis tipos de módulos são combinados para criar variedade. O tratamento exterior de painéis de madeira coloridos, de espessura e cores alternadas, referenciam a natureza e o tecido existente.