
-
Arquitetos: NOJI Architects
- Área: 155 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alice Clancy

A casa
A casa vitoriana de dois pavimentos era escura e úmida, contava com uma sala de vidro, mal construída, como a principal fonte de luz e de contato com o jardim. O novo projeto do térreo eliminou as paredes para abrir a cozinha a um espaço mais amplo, cozinha/copa. O desenho, orientado ao sudoeste, permite espaços interiores de vidro como espaços exteriores cobertos que se relacionam com o jardim.

A forma
A forma da nova estrutura de madeira compensada é um conjunto de planos triangulares interconectados. Os planos estão posicionados de forma que permitem o ingresso da luz à planta enquanto o sol muda de posição sobre a casa durante o dia. Os planos estão postos sobre uma estrutura reticular pré-fabricada de madeira compensada apoiada sobre uma viga.

A estrutura
1. As vigas de madeira compensada laminada suportam o primeiro pavimento e ao mesmo tempo são suportadas mediante uma construção única em aço, em forma de cruz. A junção entre as duas vigas foi criada mediante uma junta de sobreposição simples entre as vigas com longas uniões roscadas.
.jpg?1422927488)
2. A viga laminada marca o teto da cozinha, o qual está composto por um módulo triangular pré-fabricado em madeira compensada laminada no terreno, cria-se uma estrutura reforçada por uma camada de madeira compensada, que atua como o pavimento do primeiro pavimento;

3. A estrutura sobre a nova área de construção ao lado da viga de madeira laminada é uma estrutura reticular assimétrica, composta por vigas de madeira compensada pré-fabricada que se conectam para formar o sistema estrutural e suportar os vidros e planos.

Eficiência e valor
A madeira compensada é utilizada em três soluções estruturais diferentes dentro do projeto por suas propriedades estéticas, estruturais e econômicas. A estrutura foi pré-fabricada fora do terreno para reduzir o tempo de obra e aumentar a precisão e qualidade da construção.

O projeto foi um esforço multidisciplinar entre a construtora, os engenheiros estruturais e o arquiteto. Mostra que mediante a colaboração entre todas as partes é possível encontrar uma solução bem pensada e construída.
