-
Arquitetos: RDMA
- Área: 400 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Paskalis Khrisno Ayodyantoro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistia em criar um anexo para uma casa de dois pavimentos de telhado inclinado para incluir uma loja de roupas e mais um escritório de administração, formando a sede da empresa de vestuário local SIXPAX.
A estratégia da construção constava em manter todos os principais componentes estruturais, removendo paredes desnecessárias e lajes. Assim revelam-se as vigas e colunas da estrutura existente, que, em seguida, possuem sua função reforçada através da inserção de um par de caixas no nível superior para conter o escritório de administração e uma sala de reuniões, enquanto a loja em si tem lugar no espaço livre do térreo. O espaço criado é um jogo de expressão sólido-vazio-sólido por trás de uma parede de vidro liso - de pé-direito duplo - que contrasta sua aparência com os edifícios mais circuncidantes.
A ponte de circulação que liga as duas caixas no nível superior e as escadas de concreto são vistas a partir de qualquer ponto do edifício para mostrar a coexistência entre o espaço de varejo abaixo e o espaço de trabalho acima. A ponte atravessa o jardim interior para o bloco de construção posterior com piso de vidro transparente e trilhos, minimizando a expressão sólida ao redor da árvore.
O sótão existente foi transformado numa sala de estar para o conselho de administração, ligada ao jardim na cobertura do bloco posterior do edifício. Este jardim se sente ligado a um menor pela árvore abaixo que atinge até o último nível.
Os materiais utilizados são organizados pelo esquema não-madeireiros para manter o edifício como um plano de fundo para qualquer objeto colocado em seu interior. A madeira é utilizada é apenas no mobiliário.