O Centro Universitário Maria Antonia promove, hoje, às 19h30, um debate com Benjamin Seroussi, Alexander Römer e Renato Cymbalista, sobre a restauração da Vila Itororó, localizada em São Paulo.
Concebida no início do século XX pelo imigrante português Francisco de Castro como moradia para os operários da região da Bela Vista, a Vila Itororó é, além de patrimônio histórico da capital paulista, testemunha das transformações da cidade. Seu restauro implica não apenas desafios técnico-arquitetônicos, mas também um debate público a respeito de diferentes concepções de cidade. O processo de restauro da Vila não pretende regressar a um passado distante ou desvincular-se dos recentes acontecimentos, mas trabalhar no presente a história do local.
Como primeira atividade a ser realizada no galpão da Vila Itororó, o coletivo ConstructLab foi convidado para construir de forma colaborativa módulos e equipamentos básicos para o local. Essa primeira estrutura contará com espaços destinados a leitura, descanso, lazer, reuniões e assembleias.
Os debatedores discutem, entre outros temas, as possibilidades temporárias e reversíveis de ocupação de um espaço, através do uso feito pelas pessoas ao construí-lo coletivamente. O debate será uma oportunidade para arquitetos, designers, artistas e todos os interessados no assunto não apenas conhecerem o trabalho em processo na Vila Itororó, como também pensarem sobre alternativas mais inclusivas de apropriação do espaço público.
Sobre os participantes
Benjamin Seroussi é curador da Vila Itororó, canteiro aberto, um projeto integrado à renovação da Vila Itororó que consiste na criação de um centro cultural temporário no canteiro de obras. O intuito deste espaço é discutir e testar os usos presentes e futuros da Vila Itororó.
Alexander Römer faz parte do coletivo ConstructLab, grupo cujo trabalho se realiza em espaços vazios ou em construções, transformando-os por meio de estruturas simples ou unidades móveis, sem deixar de considerar o uso feito pelas pessoas ao construí-lo coletivamente.
Renato Cymbalista é professor da FAU-USP, presidente do Instituto Pólis, coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais e editor adjunto da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.
Debate Vila Itororó, Canteiro Aberto
- Data: 16 e abril, quinta-feira
- Horário: 19h30
- Local: Centro Universitário Maria Antonia
- Endereço: Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo-SP
- Entrada gratuita
Título
Debate sobre a Vila Itororó no Centro Maria AntoniaWebsite
Organizadores
De
16 de Abril de 2015 07:30 PMAté
16 de Abril de 2015 09:00 PMOnde
Centro Universitário Maria AntoniaEndereço
Rua Maria Antônia, 258 - Vila Buarque, São Paulo - SP, Brasil