- Área: 165 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ignacio Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada sobre uma ladeira que é delimitada pelo Lago Ranco, no sul do Chile. Implantamos a casa no sentido perpendicular em busca de uma "frente" às generosas vistas. Prevendo a dificuldade de supervisão durante a construção, fizemos um cadastro dos sistemas construtivos locais e com isto tentamos homologar uma linguagem com os futuros construtores. A carpintaria em madeira é um costume local, assim, fixamos uma estrita modulação ao volume em contraste com as geometrias sinuosas e diversas da paisagem.
A base elevada supõe uma nova cota para olhar a paisagem. Este suporte também serve de "proteção" para a estrutura de madeira em sua face sudoeste; uma parede de concreto aparente de 2,10 m de altura contém as instalações de serviço.
O acesso no centro da casa faz conexão entre os recintos individuais e os comuns, é o lugar de encontro entre os moradores; a dimensão deste "vestíbulo" e as vistas que enfrenta fez com que este lugar de passagem se transformasse num local de permanência ambígua.
Uma circulação estreita conduz até os dormitórios. A circulação para os recintos comuns é definida pelas grandes janelas, onde a relação visual com a paisagem se dilata.
Apenas o telhado de uma água é a grande vinculação formal com a geometria da ladeira.
A expressão do concreto aparente e a proposta de uma estrutura de madeira deliberadamente superdimensionada, busca estimular a experiência plástica e tectônica do edifício sobre as medidas mínimas da estrutura necessária. A homogeneidade do volume, em sua condição exterior, desaparece na soma de pormenores internos que a casa propõe, buscando intensificar as experiências sensoriais de seus habitantes.