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Arquitetos: Schneider+Schumacher; Schneider+Schumacher
- Área: 240 m²
- Ano: 2009
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Fotografias:Helen Schiffer
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Fabricantes: EGGER
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em março de 2009 o estúdio alemão schneider+schumacher venceu um concurso promovido por Förderverein Autobahnkirche Siegerland e.V, que foi fundado pelo propósito específico da criação desta Igreja de Rodovia, também conhecidas como Autobahn Kirchen. A iniciativa para este projeto veio de Hanneliese e Hartmut Hering, depois de terem visitado uma Igreja em uma rodovia no sul da Alemanha. Apenas uma olhada no mapa revelou que um lugar como este estava faltando em toda a área de Siegerland e consequentemente ao longo da movimentada rodovia A 45.
Os arquitetos encararam o projeto com a mesma empatia. Sob a orientação de Michael Schumacher, foi projetado em paralelo à expansão do Museu Städel, projeto de schneider+schumacher. A igreja ecumênico-cristã foi construída graças à numerosas doações. As obras iniciaram em março de 2011, com as esculturais fundações arcaicas em concreto que iriam guiar as formas para o corpo da igreja. A consagração e inauguração deste edifício, foi em maio de 2013, esta que é a 40ª igreja de auto-estrada da Alemanha.
Conceito
"As áreas de serviço de rodovias na Alemanha são lugares com uma mensagem direta bem clara. Grandes placas destacam o que pode ser encontrado ali: é possível abastecer, comer, dormir e de vez em quando, para se distrair, uma área com jogos. São como pequenas cidades, mas sem as camadas sutis, não há espaços para uma silenciosa contemplação ou para uma prece, não há espaços bonitos.
Esta pequena Igreja oferece a oportunidade de preencher essas necessidades fundamentais, e equipar estes espaços com o que estão mais em falta. Para um edifício ter um impacto em tal entorno é preciso utilizar a mesma linguagem direta, ao menos em seu exterior. Seja quando o acesso se dá ao longe na direção de Dortmund ou pelo acesso da área de serviço da beira da rodovia, a igreja representa uma versão construída da sinalética da igreja de rodovia. Mesmo que suas formas externas sejam abstratas, ainda é possível entender a mensagem de maneira direta: é uma igreja."
(Prof. Michael Schumacher, arquiteto)
Projeto
A tradução tridimensional do pictograma da igreja - uma silhueta branca estilizada de uma igreja tradicional de vilarejo - pode ser vista da rodovia e também da estação de serviço. De perto, a igreja parece brotar da encosta e os visitantes a acessam através de uma passarela elevada que leva à uma entrada coberta. Uma vez nos interiores, contrário às expectativas em relação ao exterior do edifício, revela-se uma surpresa. O domo interno se abre para a área de iluminação natural em torno do altar, iluminada apenas por cima, através das duas torres da igreja. A abóbada interna é formada por uma estrutura nervurada em madeira.
Construção
A planta desta igreja consiste em uma nave quadrada com duas torres nas esquinas e uma passarela de acesso à noroeste. Todas as paredes externas são formadas por construção de estrutura de madeira, com elementos laminados para a estrutura da cobertura e das torres.
A maioria dos componentes do edifício são pré-fabricados, permitindo um curto período de montagem in loco. O edifício possui elementos estruturais em madeira, a maioria revestidos com painéis OSB, como a passarela de acesso.
Toda a fachada da igreja e a passarela de acesso recebeu tratamento de impermeabilização com espuma de poliuretano branca, o que protege as superfícies externas da madeira em relação a umidade, dando uma aparência homogênea à toda a igreja.
Domo Interno em Madeira
Todo começou com uma planta bidimensional, e a partir daí, desenvolvemos uma complexa estrutura tridimensional. Utilizando técnicas de projeto baseadas em complexos programas de computador (Rhino, Grasshopper), a equipe Parametrik GmbH & Co.KG de schneider+schumacher projetou uma estrutura detalhada em madeira que otimizou o uso do material e a construção em si nos mínimos detalhes.
Uma vez dentro da entrada abobadada, o domo interno se abre para o altar. Esta área é naturalmente iluminada apenas pelas entradas de luz acima, localizadas nas torres da igreja. Dentro da planta quadrada, áreas semi-circulares criadas pelo domo interno nas arestas permitem que algumas áreas fiquem fora da linha de visão do visitante e são utilizadas como sacristia e outros espaços suplementares, como armazenamento de cadeiras, por exemplo.
Acabamentos internos
Todas as decisões relevantes em relação aos acabamentos internos da igreja foram desenvolvidos em estreita colaboração com os clientes. São do mesmo material do domo interno em madeira. Dispostos dessa maneira, cadeiras, estantes, genuflexórios e o candelabro formam uma unidade concepcional. Solenemente, no presbitério, pódio, altar e a cruz iluminada por trás são pintados em um branco puro para refletir a luz natural, para assim parecer desmaterializados.
Otimizando a construção
O domo interno consiste de 66 lâminas de madeira semi circulares dispostas horizontal e verticalmente, feitas de 650 partes individuais. Essas lâminas de madeira são encaixadas umas nas outras, fixadas em pequenas fendas cortadas nos painéis, para que a estrutura não apenas fique rígida mas também auto-portante.
O piso precisa de ancoragem com cantoneiras de aço somente em intervalos intermitentes. Programas de impressões 3D foram utilizados para transformar os dados de dimensão, calculados anteriormente para o interior da abóbada, e criar um padrão de corte para todas as partes da cúpula. Tendo em conta as dimensões normalizadas de pranchas de OSB, as 650 partes das nervuras estruturais foram posicionadas de modo a minimizar os desperdícios.