- Área: 6200 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Yujiang Peng
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Península Dapeng fica na costa sudeste da China e é designada como parque nacional para preservação de sua natureza intocada e ambiente circundante. A península foi criada por erupções vulcânicas há 135 milhões de anos. Esta formação histórica da terra ainda é visível na natureza ao redor da península e nas linhas costeiras, e esses achados geológicos foram a nossa inspiração para a concepção do museu.
Elevado da rua e com uma montanha como plano de funo, quando alguém se aproxima, o museu se desdobra gradualmente na frente do visitante.
A tentativa de definir uma abordagem do longo e estreito ziguezague é adotada das ruas em antigas aldeias próximas do projeto. Refletimos as pedras folheadas e as desgastadas ruas das aldeias, onde a estreiteza curiosamente evoca a sensação de tensão e expectativa leve do que estaria à espera no final. Queremos que os visitantes tenham experiências semelhantes, levando ainda mais o seu tempo para apreciar a serenidade e beleza magnífica da natureza circundante.
A forma e textura do Museu não se assemelham a um mero edifício, mas sim a uma grande formação rochosa, tornando-se parte da própria paisagem. Ao longo dos anos, a fachada com várias aberturas e textura áspera incentivará o crescimento da vegetação, voltando lentamente à própria natureza. As aberturas texturizadas da fachada permitem um clima variado no interior do Museu, onde esquemas de iluminação mais escuros alternados com sol iluminam o interior conforme o necessário pelas exposições.