-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura
- Área: 1000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ruy Teixeira
-
Fabricantes: Alwitra, Deca, Eleve, Flos, Legrand / Bticino, Plancus, Punto, Snaldi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa casa de fim de semana localizada à uma hora e meia de São Paulo foi projetada para um casal e seus três filhos jovens. O terreno está situado em uma importante reserva de Mata Atlântica e sua topografia, com acentuado declive, orientou o conceito do projeto. O programa da residência foi distribuído em níveis que se adaptam ao terreno, de forma que a presença da casa esteja integrada à paisagem natural.
Na praça de acesso no nível térreo, o muro de pedra delimita a área coberta pelo pavimento superior que abriga quem chega.
O primeiro pavimento - o grande volume em madeira - é acessado pela escada localizada no amplo hall de entrada que possui pé direito duplo. A fachada em brises que permitem a passagem de luz e ventilação, além do paisagismo que acompanha a escada, atribuem ao hall, características de um espaço intermediário entre interior e exterior.
As suítes dos filhos estão localizadas nesse volume revestido por brises de madeira cumaru, que funcionam como uma espécie de filtro, garantindo privacidade à área íntima e controlada permeabilidade visual. Janelas pivotantes localizadas nas varandas dos dormitórios quebram a aparente homogeneidade da volumetria.
O pavimento superior abriga a suíte do casal, as áreas de convivência e a cozinha. A cobertura inclinada, com forro em madeira freijó e forma trapezoidal, pousa sobre pilares metálicos de seção tubular, formando um pavilhão autônomo protegido por grandes planos de vidro. A abertura destes vãos proporciona total integração com a área externa onde se vê a piscina e o mar.