-
Arquitetos: Alonso y Balaguer; Alonso y Balaguer
- Área: 2516 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ramón Cornado, Miquel Bargallo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em outubro de 2009, a Província de Tarragona propôs um concurso para o Projeto Executivo e Acompanhamento da Obra deste equipamento docente que abriga uma Escola de Artes e Música situado no centro da cidade de Reus.
Inicialmente, nos deparamos com um edifício em desuso entre empenas voltadas para as duas ruas paralelas, a rua Vent e a San Jaume, com um grande pátio interior que abrigava um antigo Convento de Monjas e, posteriormente, uma Escola de Artes.
O terreno possui uma forma alongada, com uma superfície de 649.20 m², contando com 44m de comprimento entre as duas ruas. A regulamentação urbanística do município possibilitava a derrubada total do edifício existente, mas indicava a conservação da fachada clássica da rua Vent e a manutenção da densidade construtiva do edifício existente.
A proposta apresentada ao concurso propõe, basicamente, dois elementos anexos às suas ruas, conectados por dois pátios, um interior e outro exterior. O edifício se desenvolve em cinco níveis, subsolo, térreo e os três pavimentos superiores. Nosso objetivo consistiu em resolver de maneira simples e funcional esta complexa sobreposição programática.
A intenção foi acompanhada pela simplificação da estrutura através de grandes luzes, reduzindo o número de pilares e apoiado-a em dois grandes núcleos de acessos sobrepostos que conferem uma grande versatilidade segundo os usos e situações temporárias. A estrutura completa-se através da pele metálica do novo volume em relação a pele existente, procurando a harmonia entre a tradição e a modernidade.
Deste modo, o novo volume se apresenta como uma grande caixa branca na rua St. Jaume, sem preexistências, e aproxima-se da fachada conservada como amostra do novo corpo que se insere para servir a cidade.
Os amplos espaços interiores, como o átrio de pé-direito triplo e as generosas salas estão dispostos para abrigar usos docentes e acontecimentos artísticos e são complementados com espaços exteriores adaptados para as atividades ao ar livre, como o terraço do pátio exterior do primeiro nível ou a cobertura, a quinta fachada que conta com dois grandes ambientes.
Os distintos pátios e o átrio garantem o máximo aproveitamento da luz natural e ventilação cruzada necessária. A pele metálica micro perfurada filtra os raios do sol e exibe as vistas tanto de dentro para fora como o contrário, proporcionando um espaço íntimo. Este dado, juntamente com o sistema 'Dali', que detecta a presença e a intensidade lumínica natural existente, controlam automaticamente a luz necessária em cada momento.
Tratamos de transmitir uma sensação de simplicidade, de certa pureza, através das proporções e materiais utilizados, uma austeridade que poderia remeter ao antigo Convento.
O isolamento, absorção e acondicionamento acústico dos diferentes espaços, juntamente com a grande massa e densidade do isolamento térmico, nos garantem tanto a qualidade acústica como eficiência energética.
Todos estes componentes, acompanhados pela cor branca e pelo grande silêncio que nos acompanha através das vistas, são aditivos que nos aproximam da calma e tranquilidade, um relaxamento que proporciona a pré-disposição a aprender, escutar, uma ilha de silêncio na cidade...