-
Arquitetos: Pedra Silva Arquitectos
- Área: 402 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa das mais emblemáticas ruas comerciais de Sidney, fomos convidados a desenhar uma clínica dentária.
O espaço preexistente e o programa solicitado pelo cliente colocaram-nos os principais desafios. Uma solução “estética” é muitas vezes confundida com “cosmética”, uma camada adicional a um desenho, mas nos nossos projetos, a estética é claramente uma resposta à resolução de um problema efetivo.
Neste caso em particular, o cliente pediu duas recepções, com duas entradas que podem funcionar separadamente mas sem comprometer a noção de espaço e a sua relação com os utilizadores. Outro condicionamento era a existência de um grande pilar, que se impunha nesse mesmo espaço em todas as tentativas que fizemos de o integrar. A solução? Responder a estas questões e “magicamente” fazer desaparecer o pilar!
Para o conseguir criamos um elemento escultórico de madeira que serve de filtro entre as duas áreas de recepção. Este elemento tem uma dupla função: permitir parcialmente uma relação visual entre espaços, separando-os, e, simultaneamente, fazer com que o pilar de concreto “desapareça”! Constituído por lâminas de madeira suspensas, que começam com elementos estreitos e se alargam para “engolir” o pilar existente, este elemento foi uma resposta a uma premissa e tornou-se na característica predominante, geradora de espaço, influenciando o teto e todos os outros elementos.
O público acede à clínica diretamente pela Rua Archer e é conduzido ao balcão de recepção e respectiva sala de espera. A área de espera divide-se em duas salas distintas: uma para Medicina Dentária Geral e outra para Implantologia.
O restante espaço da clínica desenvolve-se em torno de um corredor central que começa na área de recepção e liga todas as partes da clínica dentária, das as áreas de exames às de cirurgia, áreas de clientes e espaços técnicos.
A meio do corredor encontra-se um núcleo transparente, de vidro, que permite que a luz natural penetre o interior do espaço.
No outro extremo da clínica encontra-se a principal área de cirurgia onde têm lugar os mais avançados procedimentos de medicina oral. Referência nacional na área da saúde oral, o cliente Dr. Christopher Ho solicitou que este espaço fosse desenhado de forma a permitir que estes complexos procedimentos pudessem ser assistidos por colegas, partilhando assim experiência e conhecimento. Isto foi conseguido colocando uma sala de observação num nível mais elevado, com um grande envidraçado sobre a sala de cirurgia, a par da colocação de uma câmara que permite que outros cirurgiões assistam aos procedimentos num grande ecrã, recorrendo a close-ups.
Este é um espaço onde se praticam procedimentos clínicos complexos mas tentamos desenhá-lo, por forma a comunicar este nível de sofisticação, deixando uma impressão positiva e memorável nos pacientes que o usam.