-
Arquitetos: Isay Weinfeld
- Área: 395 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Midrash foi projetado para abrigar o Centro de Cultura e Transcendência da Congregação Judaica do Brasil, voltado ao debate, discussão e ensino de variados temas relacionados às tradições judaicas, a partir da literatura, arte, história, psicologia, política, etc, sempre na busca por significados, relações e referências na vida.
No piso térreo, foram agrupadas uma pequena loja, toaletes, um bar, uma copa de apoio para eventos e uma pequena área de espera, que se integra ao terraço por grandes portas deslizantes. No primeiro e segundo pavimentos, ficam respectivamente a Sinagoga (espaço litúrgico) e o Auditório (palestras). O terceiro pavimento abriga duas salas de aulas para cursos (espaços de estudo), que podem ser unificadas dependendo da necessidade, além de um toalete, uma sala de reunião e espaços administrativos. Por fim, na cobertura, um terraço pode abrigar cursos e atividades ao ar livre.
Na fachada, uma trama composta de letras em hebraico – em variados tamanhos e tons de branco, e dispostas em diferentes camadas – se sobrepõe à alvenaria, recobrindo o edifício do primeiro ao último andar. Feitas em fibra de vidro, as letras formam sempre a palavra “Midrash”, que significa “extrair sentido”.