-
Arquitetos: J. J. Pan & Partners; J. J. Pan & Partners
- Área: 54835 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Wei-Shih Hsieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Fótons de Taiwan está situado no lado ocidental do Parque Científico de Hsinchu. Com 220 metros de diâmetro, o anel da instalação principal de pesquisa reflete a escala e requisitos de pesquisa da fonte de fótons. Um edifício auxiliar composto por 75 ambientes, uma cafeteria amplamente iluminada e quadras desportivas interiores facilitam o intercâmbio acadêmico.
Devido às restrições do terreno, a nova instalação está integrada com o laboratório existente, apresentando o desafio do projeto em permitir que o centro administrativo existente siga operando durante a construção. Além disso, a estrutura do anel principal encontra-se parcialmente enterrado para permitir maiores níveis de vibração, umidade e temperatura estável, satisfazendo os requerimentos mais estritos do ambiente de pesquisa.
A entrada principal do centro de pesquisa reflete o tema de "Transmissão da luz" - figurativamente utilizando o espectro da luz para exemplificar o conhecimento que pode ser extraído dos estudos científicos. Uma grande praça de entrada dá as boas-vindas aos visitantes que chegam enquanto os espaços verdes abertos conservam o sentido de abertura.
Para minimizar o impacto do edifício auxiliar, este se localiza ao sudoeste de um bosque existente, formando grupos de edifícios e áreas verdes. O edifício auxiliar enfatiza visualmente uma interação entre elementos verticais e horizontais.