-
Arquitetos: Moradavaga
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vira-Lata nasceu do desafio, lançado pela empresa municipal Porto Lazer no final do último mês de Janeiro, para conceber uma peça artística que integrasse, juntamente com propostas de outros artistas, o projeto Locomotiva para uma nova praça junto à Estação de S. Bento.
A ideia base da proposta da autoria da Moradavaga assenta na interpretação crítica do território em questão, propondo um elemento vertical, ao mesmo tempo lúdico e funcional, que serve de remate visual à nova praça e de ligação entre a cota da mesma e a parte superior da Rua da Madeira, adicionando assim novas possibilidades de circulação pedonal às já existentes.
Cruzando referências provenientes tanto do imaginário ligado ao ato de viajar como ao universo dos caminhos de ferro, o conceito original para as fachadas interativas desta nova “torre de comunicação” surgiu dos sistemas utilizados nos painéis informativos das estações que vão dando indicações atualizadas sobre as chegadas e as partidas dos comboios.
No presente caso, o objetivo é que os transeuntes assumam um papel ativo na alteração da “imagem” da cidade, modificando, a seu bel-prazer, a configuração das fachadas principais desta caixa-de-escadas, através da manipulação dos elementos móveis (latas em folha de flandres) que as constituem, como se de imensos ecrãs com pixéis analógicos se tratassem.
Através da utilização de um sistema binário de cores – o amarelo encontrado nas carruagens dos comboios suburbanos do Porto e a folha de flandres “ao natural” das latas fornecidas pela Colep - é dada a oportunidade aos utilizadores desta instalação de criarem as suas próprias mensagens e desenhos, contribuindo assim para a constante mutação do “ambiente” da nova praça.