Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é um exemplo de intensificação urbana em um bairro consolidado de Toronto, proporcionando aos clientes uma casa confortável e alguns quartos para alugar que acrescentam qualidade e variedade às opções de aluguel na cidade.
Ao acrescentar um terceiro pavimento à estrutura existente, a unidade dos proprietários se tornou um volume de dois pavimentos, totalizando uma casa com 215 m² - metragem comparável à muitas das residências unifamiliares do entorno.
A estrutura existente de dois pavimentos em alvenaria é similar à muitas casas do bairro, com uma cobertura inclinada e porta de entrada levemente elevada em relação à rua. Sensibilidade ao contexto do entorno é uma consideração-chave para o projeto - uma vez que o cliente queria o pé direito alto no terceiro pavimento, parte do volume é recuado em relação à fachada frontal para reduzir seu impacto visual. A alvenaria existente é reutilizada e restaurada enquanto articula os anexos e incisões na fachada com volumes retangulares e claros. Esta justaposição claramente destaca o novo do antigo enquanto mantém uma homogeneidade em relação à rua.
Os clientes acreditam que um bom projeto e qualidade nos acabamentos resultam em um maior valor agregado, confirmado com o rápido aluguel das suítes disponíveis, mesmo com preço acima do mercado.
Legado
Este projeto é o primeiro de seu tipo nesta rua - a incorporação de uma unidade bem dimensionada com duas unidades adicionais para aluguel. O triplex compreende uma unidade no subsolo, uma unidade com dois dormitórios no térreo e ainda uma unidade de dois pavimentos com três quartos para os proprietários
O desafio deste projeto era proporcionar espaço externo suficiente e maximizar a luz natural. Estes elementos foram integrados com sucesso em todas as três unidades, acrescentando conforto em todas elas. Em termos de programa, os dormitórios e espaços públicos dos proprietários estão espalhados em ambos os pavimentos, conferindo máxima exposição à luz natural para os espaços mais públicos.
Grandes portas deslizantes de vidro incentivam ventilação natural e estendem visualmente um terraço externo em balanço no estúdio do terceiro pavimento, criando um grande espaço fluido. A casa ainda conta com aberturas altas extras no pavimento térreo, preenchendo com luz natural a suíte e o banheiro dos proprietários.
No segundo pavimento, uma grande janela ao estilo 'bay window' na fachada frontal maximiza as vistas e a iluminação para o espaço que integra a cozinha, sala de estar e de jantar. No pavimento térreo, uma marquise abriga uma série de painéis de cedro e vidro que reúne as entradas separadas de cada unidade. Esta cobertura e a escolha dos materiais formalmente se integram com os volumes retangulares logo acima, criando um endereço singular para a casa, ao passo que respeita o ritmo criado pelas casas vizinhas ao longo da rua.