-
Arquitetos: Piuarch
- Área: 404 m²
-
Fotografias:Shin Kyungsub
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório milanês Piuarch realiza a primeira loja da Givenchy em Seul (Coreia do Sul), em colaboração com o diretor de arte da marca, Riccardo Tisci.
A loja está localizada em um edifício que fica no próspero distrito de compras de Gangnam-Gu. A boutique tem uma área de cerca de 400 metros quadrados em três níveis e oferece uma grande variedade de roupas femininas, acessórios, além de roupas masculinas: uma visão única de roupas de luxo produzidas em linha, tanto casuais, quanto de alta costura.
O edifício apresenta uma fachada gráfica muito peculiar, com um interior hiper-minimalista que reflete os temas e os atrativos da marca.
FACHADA E O "CORTE T"
Projetada como uma espécie de gabinete - uma segunda pele em relevo, como expressão de uma identidade urbana - a fachada é feita para evocar a alfaiataria do distintivo "corte T" que caracteriza o estilo da marca francesa. A superfície feita de chapas de aço eletropolidas cria efeitos de reflexão que se alteram dependendo da luz e interage com a paisagem circundante.
Esta particular superfície foi inspirada na Arte Óptica (Op Art) e por tecidos característicos que a marca produziu em coleções anteriores.
Dentro da corte, no canto superior do edifício, surge uma superfície de bronze que se torna um referencial urbano para aqueles que seguem o grande caminho de Cheongdam. Ao mesmo tempo, evoca à marca uma vez que é uma referência direta ao famoso estilo do corte T da Givenchy. O ferro corrugado tem buracos irregulares que na luz da noite interagem para modificar continuamente a imagem do edifício, gerando efeitos cinéticos que fazem o edifício ser uma estrutura dinâmica na paisagem local.
Piuarch buscou referências nos movimentos de arte italiana do anos 60: sobretudo Lucio Fontana e Enrico Castellani.
O ponto de contato entre a op art italiana e a Givenchy está no trabalho de Riccardo Tisci, cujo trabalho é permeado por contínuas referências a diversos movimentos artísticos.
MATERIAIS
Piuarch queria combinar uma abordagem urbana com uma seleção criteriosa de materiais. O resultado é um cubo preto brilhante que pousa sobre um piso totalmente envidraçado.
O conceito geral do design de interiores é expresso por uma pesquisa única de materiais: mármore calacatta, salanoir, pedra basalto, que estão lado a lado com os diferentes elementos para criar um espírito elegante, mas ainda contemporâneo. Foi dada especial atenção à escada interna, delineada com mármore Sahara noir, com rampas inusitadas que vão em diferentes direções.
A fachada: informações técnicas
Os painéis que cobrem a fachada foram feitos sob medida na Coréia do Sul, desenvolvendo uma tecnologia específica para este propósito. O ferro comprimido foi deformado por um lado, usando apenas uma moderna tecnologia de pressão de fluidos. A cobertura é feita com módulos quadrados de 110 x 110 cm e com 1,5 cm de espessura.
Cada módulo tem cinco furos com 5 centímetros de diâmetro, além de quatro saliências de 14 centímetros de diâmetro, cada um deslocado 8 centímetros para frente ou para trás em referência ao painel frontal. A superfície em relevo de placas de aço possui um acabamento eletro-colorido.
Os módulos são estruturados por uma trama de aço inoxidável associada a uma outra estrutura tubular traseira. A iluminação é feita com pontos de fibra ótica posicionados em locais de fácil manutenção.
O conceito geral da fachada, com sua natureza cinética/ótica, além da técnica específica do edifício, fazem desse projeto um exemplar único em seu gênero.