- Ano: 2015
-
Fotografias:Sergio Grazia, Zheheng Hong
Descrição enviada pela equipe de projeto. Rejeitando a noção típica de um pavilhão cultural como um objeto em uma praça, o Pavilhão da China é concebido como um campo de espaços. Encarado como uma nuvem que paira sobre uma "terra de esperança", o Pavilhão possui uma série de programas públicos localizados debaixo de um teto flutuante, o projeto cria uma imagem icônica e uma presença única dentro do recinto da Expo.
O tema para o Pavilhão da China é "A Terra da Esperança". O projeto incorpora isso através da forma ondulante de seu telhado, derivado da fusão do perfil do skyline da cidade no lado norte do edifício com o perfil de uma paisagem no lado sul, expressando a ideia de que a "esperança" se realiza quando a cidade e a natureza existem em harmonia.
Concebido como uma estrutura de madeira, que faz referência ao sistema de "feixe levantado" encontrado na arquitetura tradicional chinesa, o telhado do pavilhão também utiliza tecnologia moderna para criar longos vãos apropriados à natureza pública do edifício. O telhado está coberto de painéis com telhas que fazem referência a construção tradicional de cerâmica dos telhados, mas são reinterpretados como grandes folhas de bambu que acentuam o perfil do telhado e proporcionam sombreamento aos espaços públicos abaixo. Projetado como telas em camadas, estes painéis adicionam textura e profundidade para o telhado do pavilhão e criam efeitos evocativos de luz e transparência.
Abaixo do telhado, o térreo do edifício é definido por uma paisagem de trigo (a "terra de esperança") que faz referência ao passado agrário da China. Esta paisagem natural transita perfeitamente para uma instalação multimídia de LED no centro, a peça central do programa de exposições do edifício.
Toda a exposição e ofertas culturais do pavilhão são experimentadas como uma sequência de espaços, começando com uma área de espera exterior, na paisagem, que leva a um espaço de exposição temático com instalações interativas e ofertas culturais de diferentes províncias chinesas.
Após isso, os visitantes são guiados até uma escada pública levemente inclinada para uma plataforma de observação panorâmica sobre a instalação multimídia, após isto são guiados a outro espaço multimídia com um curta-metragem que apresenta as reuniões familiares durante o festival anual da Primavera Chinesa. Esta sequência termina com os visitantes fora do edifício, numa plataforma acima do teto de bambu, que goza de vistas amplas para a Expo.